segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PIO DAS AVES


ALUNOS DE ESCOLA DE MOCOCA-SP , USANDO OS PIOS DE AVES
 Os pios, são instrumentos de sopro para atrair aves.
São feitos de madeira, bambu e tem a finalidade de imitar o som das aves, para atraí-las.
No passado eram usados por caçadores. Hoje em dia com uma maior consciência ambiental isto não é mais usado. Passou a ser utilizado na  observação de aves, como hobby, para levantamento  de aves, para fotografia, como ferramenta de trabalho para biólogos e ornitólogos, os pios ganharam outro sentido.
Sr.Lúcio Moret, 75 anos, e eu em frente a sua casa na Fazenda do Sr. Olavo Barbosa, morou lá desde a infância a simplicidade da casa de roça combinam com a pureza e doçura do Sr.Lúcio, que fizemos todo empenho para inclui-lo na matéria da Rede Globo, que foi o maior sucesso. Como é gostoso este quintal com sua horta de verdura, seus pés de Palmito Jussara, que ele distribui mudas e sementes a todos, a palha   do café com seu cheiro peculiar que ele usa como composto orgânico.
Usa os pios como ninguém e tem um de lata que nunca vi em outro lugar, que só ele sabe soprar e com o qual imita vários pássaros.Em tempo: ele doou para minha Sala Ambiental vários pios que ensino os alunos que nos visitam a usá-los, de codorna, jaó, perdiz, uru, inhambu-da-canela-roxa....

Um comentário:

  1. Bom dia Ademir,

    Como são puras as suas palavras, são doce, vêem do fundo do peito!
    Já assisti a reportagem exibida pela Rede Globo várias vezes, onde Sr. Lúcio deu entrevista, faz sentido seu carinho por ele.
    Na entrevista ele pode transparecer toda sua simplicidade e a bondade de seu coração! ❤

    Beijos!!

    ResponderExcluir