segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ipê-branco

Tabebuia roseo-alba


Família Bignoniaceae


Carateristicas morofológicas - Altura de 7-16 m, com tronco de 40-50 cm de diâmetro. Folhas compostas trifolioladas; folíolos levemente pubescentes em ambas as faces, os menores com 6-11 cm de comprimento e o maior com 8-13 cm. Flores brancas ou rosadas.
Ocorrência - Norte do estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás,na floresta latifoliada semidecídua.
Madeira - Moderadamente pesada, macia, superfície lustrosa, de ótima durabilidade em ambientes internos.
Utilidade - A madeira pode ser empregada na construção civil, principalmente para acabamentos internos.
A arvore é extremamente ornamental,  não somente pelo exuberante florescimento que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa de cor verde azulada e forma piramidal da copa.
É ótima para paisagismo em geral, o que já é amplamente utilizada; é particularmente útil para arborização de ruas e avenidas, dado seu porte não muito grande. Em função da sua adaptação a terrenos secos e pedregosos, é muito útil para reflorestamento nesse tipo de ambiente, destinados a recomposição da vegetação arbórea.
Informações ecológicas - Planta decídua, heliolita e seletiva xerofitia, características de afloramentos rochosos e calcários da floresta semidecídua. ocorre tanto no interior da mata primaria como nas formações secundárias. É esparsamente encontrada também na caatinga do nordeste brasileiro. É particularmente frequente nos terrenos cascalhentos das margens do pantanal matogrossense. Produz anualmente muitas sementes.

Fenologia - Floresce durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. os frutos amadurecem a partir .de outubro.
Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente  da arvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixa-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 71.000 sementes.
Produção de mudas - Colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 8-18 dias e a germinação geralmente é superior a 40%. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando alcançarem 4-6 cm. O desenvolvimento das mudas é rápido.
Cit .Árvores Brasileiras - Harri  Lorenzi
Esta sequência de fotos fiz na  Praça da Francisca, aqui em Arceburgo-Mg, mostrando a versatilidade do Ipê-branco. Também é uma planta apícola.


Eficacia dos nossos projetos em Arceburgo-Minas, em prol da Fauna e Flora


Nosso blog esta disputando a maior eleição de Blogs da Internet Brasileira, na Categoria Bichos e Animais.



Ipê-branco: Ao plantarmos arvores deste tipo além de embelezarmos a cidade, e  ajudar contra os efeitos do aquecimento global, ela também serve de fonte de alimento para certos bichos.

Vejam nas fotos que fiz abaixo a visita da abelha, do beija-flor, mas não fica só nisto não.
Mas me chamou a atenção enquanto fazia estas fotos um número razoável de abelhas brasileiras, nativas, as quais criamos por aqui as ASF.

Resumindo além de estarmos fazendo textos de outros cidades, como tartaruga marinhas do Brasil, aves de outros estados, bichos de outros países;  mas nosso foco maior é a proteção de especies da fauna e flora de nossa cidade e do nosso entorno. As cidades vizinhas também são beneficiadas com estes projetos.

Árvores de Arceburgo - Numero 11
Jardim dos beija-flores - Planta Numero 13

2 comentários:

  1. Oi Ademir, lindas as imagens deste Ipê-Branco, aqui temos mais Ipês-Amarelos, agora estão em plena flora pelas praças e canteiros da cidades, pena que ando sem tempo pra ir por lá e tirar umas fotos.
    Estou votando e na torcida pra vc ganhar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    São ,verdadeiramente lindas as imagens.sou fascinada pela beleza de todos os pés de Ipês,moro em Pontas de Pedras,num sitio,Potas de Pedras é litoral norte de Pernambuco,gostaria de conseguir sementes de Ipês.

    ResponderExcluir