segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tiriba-de-testa-vermelha

Pyrrhura frontalis  (27 cm)

Família Psittacidae
Ordem Psittaciformes


Etimologia - Pyrrhura - do grego purrhos = vermelho-fogo + oura = rabo, cauda;

frontalis -  do latim frontalis = fronte, testa (frons, frontis =testa, fronte).
Cit Aves Brasileiras - Johan/Christian Dalgas Frisch.

FA - Floresta ou Mata Atlântica
MA- Mata de Araucaria
Familia Psittacidae
Araras e afins
Aves das mais populares, papagaios, araras e periquitos distribuem-se em quase todos biomas brasileiros especialmente em florestas.
Cit. Guia de Campo - Tomas Sigrist

Alimentação

Prefere frutas pequenas, mas também comem frutos grandes, sementes e castanhas. Costumam equilibrar-se nos galhos, ficando de cabeça para baixo enquanto comem.

Reprodução

Nidifica em cavidades em troncos de árvores onde são postos de 3 a 5 ovos, cujas dimensões estão em torno de 26 x 21 mm e que são incubados pela fêmea durante cerca de 30 dias. Quando nascem os filhotes, estes são alimentados pelos pais, especialmente pelo macho, durante cerca de 45 dias.

Hábitos

Deslocam-se geralmente em bandos de 10 a 40 indivíduos.

Distribuição Geográfica

Ocorre da Bahia ao Rio Grande do Sul, além da Mata Atlântica de Goiás e do sul do Mato Grosso do Sul, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Referências


Cit. Wikiaves.

Fiz estas fotos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

No exterior o Blog foi visto no Vietnã.
E no Brasil nas cidades de: Tres Corações-MG, São João Batista-SC, Rincão-SP, Queimados-RJ e Nova Petropólis-RS.




3 comentários:

  1. Bom dia Ademir

    São Lindas todas as espécies que formam esta família, sempre voam em bandos e nas árvores fazem uma verdadeira algazarra quando estão se alimentando.
    Só que aqui na região na época das plantações de milho, costumam soltarem fogos e até colocarem veneno em algumas espigas. Alegam que eles abrem espiga por espiga e não comem por inteiro, principalmente os periquitos que estragam por demais!
    Acho uma verdadeira covardia...poderiam usarem outros artifícios como por exemplos colocarem espantalhos. É uma pena que muitas pessoas vêem as coisas erradas e não fazem nada. Como costumam dizerem por aqui “fica de bico fechado”.

    Beijos.. •*¨*¨ ❤

    ResponderExcluir
  2. Ademir acabei de identificar o tiriba-de-testa-vermelha aqui em Ubatuba... quando dei um google para confirmar, veio pro seu blog!! Abraços! Cesar (canal azul)

    ResponderExcluir