ademir

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Chamaelimnas briola doryphora.

 

 

Introdução

 Existem 6 espécies de Chamaelimnas . Todos têm asas pretas aveludadas com uma grande mancha amarela diagonal nas asas anteriores. Várias espécies, como cercides e briola, apresentam manchas amarelas adicionais. O apropriadamente nomeado splendens tem uma faixa laranja brilhante nas asas anteriores e uma grande mancha de azul metálico na base das asas posteriores.

 Chamaelimnas são muito semelhantes em aparência a várias outras marcas de metal dos gêneros Xenandra , Melanis e Setabis . Existem também vários capitães Pyrgine e numerosas mariposas voadoras diurnas das famílias Geometridae, Notodontidae e Arctiidae que compartilham um padrão semelhante. Chamaelimnas podem ser distinguidos de todos estes por sua postura de repouso e formato de asa, e por antenas muito longas, retas e ligeiramente tortas.

Chamaelimnas briola tem 4 subespécies - briola , doryphora , meridionalis e urbana . Cada uma dessas subespécies está sujeita a uma ampla gama de variações nas marcações, por exemplo, a mancha amarela da asa posterior às vezes é dividida em duas metades ou pode estar totalmente ausente; e as asas anteriores podem ou não ter uma mancha amarela ou faixa dentro da célula discal.

 A área de distribuição da briola cobre o leste do Equador, Peru, Brasil e Paraguai.


 Habitats

 Esta espécie habita a floresta primária em altitudes entre cerca de 200-1200 m.

Ciclo da vida

Para ser concluído.

 Comportamento adulto

Os machos são geralmente encontrados como solteiros se aquecendo na folhagem ou no solo. Eles adotam a postura típica de repouso dos Riodinídeos, com as asas retas e as antenas juntas e direcionadas para a frente. Não observei a fêmea, que é rara em coleções e provavelmente passa a maior parte de sua vida no alto das árvores.

Citação: 

Chamaelimnas briola has 4 subspecies - briola, doryphora, meridionalis and urbana. Each of these subspecies is subject to a wide range of variation in the ... 

Identificação feita por Gustavo de Mattos, no Grupo Borboletas e Mariposas Neotropicais.



BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário