segunda-feira, 1 de março de 2021

PAINEIRA-ROSA

 Chorisia speciosa  St. Hil.

Nomes Populares - paineira-rosa, paineira, arvore-de-paina, paineira-branca, paina-de-seda, barriguda, arvore-de-lã, paineira-fêmea.

Características morfológicas- Planta aculeada de 15-30 m de altura com tronco volumoso de 80-120 cm de diâmetro. Folhas compostas digitadas, com 5-7 folíolos glabros de 6-12 cm de comprimento por 2-6 cm de largura.

Ocorrência - Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.


Madeira - Leve, pouco resistente, mole, textura grossa, de baixa durabilidade natural.

Utilidade - A madeira pode ser empregada na confecção de canoas, cochos, gamelas, cepas de tamanco, caixotaria e no fabrico de pasta celulósica. A paina foi outrora muito usada no enchimento de colchões e travesseiros. A arvore é extremamente ornamental quando em plena floração, prestando-se admiravelmente bem para o paisagismo de grandes jardins e praças. É ótima para plantios mistos e áreas degradadas de preservação permanente.

Informações Ecológicas - Planta decídua, heliófita, seletiva, higrófita, característica da floresta latifoliada semidecídua. Ocorre tanto no interior da floresta primaria densa, como em formações secundarias, prefere solos férteis de planícies aluviais e fundo de vales. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, que são amplamente disseminadas pelo vento graças a sua  fixação á paina.

Fenologia - Floresce a partir de meados de dezembro, prolongando-se até abril. A maturação dos  frutos ocorre durante os meses de agosto-setembro com as arvores totalmente despida da folhagem.

Obtenção de sementes - Os frutos devem ser colhidos diretamente da arvore quando iniciarem a abertura espontânea, o que é facilmente notado pela presença de bolas de plumas brancas. Em seguida devem ser levados ao sol  para completar a abertura e liberação das sementes envoltas da plumas. As sementes devem ser posteriormente retiradas manualmente em voltas das plumas.Um quilograma de semente pura contém aproximadamente 5,700 unidades. Sua viabilidade em armazenamento pode durar mais de 5 meses


Produção de mudas - Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas e sem nenhum tratamento em canteiros ou embalagens individuais, mantidos a meia sombra e contando substrato organo-arenoso.Cobrir levemente as sementes com substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência  é muito rápida (5-8 dias) e, a taxa de germinação geralmente é superior á 80 por cento.O desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido, podendo atingir facilmente 5-6 m aos 2 anos.

Citação - Árvores Brasileiras - Harri Lorenzi - Volume I

ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário