ademir

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Geniparana

Gustavia augusta L.


Familia Lecythidaceae

Nomes populares- Jeniparana, jandiparana,janiparandiba,japaranduba,japuaranduba,pau-fedorento, general , mucurão.

Características morfológicas - Altura de 6-10 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro.Folhas simples,membranáceas,glabras de 15-25 cm de comprimento.

Ocorrência - Região Amazônica, na floresta situada em terrenos argilosos ou arenosos e ocasional na várzea.



Madeira - Moderadamente pesada, dura, fedorenta enquanto verde,moderadamente durável quando protegida do sol e chuva.

Utilidade - A madeira é boa para construção civil e marcenaria. A arvore é extremamente ornamental,principalmente na delicadeza e perfume de suas flores,pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral, o que já vem sendo feito na região centro-sul do país,principalmente na arborização de pequenos jardins.Os frutos são muito consumidos por roedores.

Informações ecológicas - Planta perenifólia, esciófita,característica da floresta amazônica. Ocorre preferencialmente na mata de terra firme de solos argilosos ou arenosos e , ocasional na várzea onde atinge o maior porte. Apesar de ocorrer na mata primária densa, pode ser encontrada também em formações abertas e secundária. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis,


Fenologia - Floresce durante grande parte do ano,porém com maior intensidade nos meses de outubro-dezembro. A maturação de seus frutos ocorre predominantemente nos meses de março-maio.

Obtenção de sementes - Recolher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a sementes, deixando-as secar á sombra, não há necessidade da retirada do pedaço de polpa ou radicela que encontra-se aderente á semente. Um quilograma de sementes assim preparadas contém aproximadamente 870 unidades.Sua viabilidade em armazenamento é superior a 90 dias.

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinar logo que colhidas e sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso,cobrir as sementes com 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar 2 vezes ao dia, mantendo-as em ambiente semi-sombreado.A emergência ocorre em 40-60 dias e, o índice de germinação é superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é lento,ficando prontas para o plantio no local definido após 8-9 meses.O desenvolvimento das plantas no campo é bastante lento, não ultrapassando 1,5 m de altura aos 2 anos.


Citação: Árvores Brasileiras - Volume 1 - Harri Lorenzi.

Introduzimos esta espécie em Arceburgo/MG, na arborização urbana, no Parque ambiental.

Esta árvore alimenta pássaros, fauna terrestre, é ornamental, tem umas das mais belas flores que conheço. Constava em alguma lista como espécie em risco de extinção.



ÁRVORES DE ARCEBURGO/MG - NÚMERO 37

Nenhum comentário:

Postar um comentário