ademir

sábado, 16 de novembro de 2019

Projeto leva consciência ambiental para crianças através do contato direto com a natureza


Projeto leva consciência ambiental para crianças através do contato direto com a natureza
Iniciativa atende crianças de escolas municipais de Arceburgo (MG) e disponibiliza até equipamentos para observação da vida silvestre.


Por Terra da Gente
 







Em poucas semanas de desenvolvimento, as crianças já entraram em contato com aves — Foto: Darie Dias/Acervo Pessoal

Em poucas semanas de desenvolvimento, as crianças já entraram em contato com aves — Foto: Dariê Dias/Acervo Pessoal

Um projeto gratuito, iniciado no último 22 de outubro, pretende educar os jovens de Arceburgo (MG), pelos próximos meses, sobre a importância da observação de aves, do conhecimento de espécies nativas da região e do contato com uma vida livre. Criada a partir do apoio da Prefeitura Municipal da cidade e com participação da Secretaria de Meio Ambiente, Educação e Assistência Social, a iniciativa visa mobilizar dez alunos, escolhidos aleatoriamente, das redes municipais.
Equipados de câmeras fotográficas, binóculos, gravadores e um livro sobre as aves da Mata Atlântica, os pequenos desbravadores, de 8 a 12 anos, receberam um convite para descobrirem mais “sobre tudo”. “O projeto não pretende criar apenas observadores de aves. Vão observar cachoeiras, borboletas, aprender sobre o paisagismo local, vão fazer pipoca e algodão doce nas praças, desenvolver dinâmicas de cidadania, utilizarem microfones e se comunicarem...”, explica Ademir Carosia, um dos organizadores.

Crianças se divertem enquanto aprendem e descobrem sobre a natureza da cidade — Foto: Darie Dias/Acervo Pessoal
Crianças se divertem enquanto aprendem e descobrem sobre a natureza da cidade — Foto: Dariê Dias/Acervo Pessoal

Como paisagista e ambientalista, Ademir já desenvolveu um projeto, há dez anos, para atrair especialmente beija-flores com o plantio de espécies diferentes da flora brasileira. Sonho antigo do observador, conseguiu agora aproximar as crianças desse universo também e dar oportunidade e carinho por meio da natureza.
Durante uma hora por semana o projeto agora é “sem prazo de validade” , como descreve o idealizador. Em apenas algumas semanas de desenvolvimento, as crianças já fotografaram aves e as reações foram sentidas pelo organizador. “Percebi a forma com que se sentiram valorizados! Você nota que eles estão radiantes”, comenta Ademir.

Equipamentos foram disponibilizados para que as crianças experimentassem a vivência na natureza — Foto: Darie Dias/Acervo Pessoal
Equipamentos foram disponibilizados para que as crianças experimentassem a vivência na natureza — Foto: Dariê Dias/Acervo Pessoal

Os jovens também fazem parte de redes online de observação de aves e têm, agora, até uma página no maior portal referência de observação de aves e dados sobre espécies do Brasil, o WikiAves. “A intenção é expandir o projeto e indicar uma forma de acreditarmos num mundo melhor”, conclui o ambientalista.

Natureza da cidade de Arceburgo (MG) se revelou após a valorização da flora local — Foto: Ademir Carosia/Acervo Pessoal
Natureza da cidade de Arceburgo (MG) se revelou após a valorização da flora local — Foto: Ademir Carosia/Acervo Pessoal

Número de aves de Arceburgo (MG) aumentou com o cuidado com a natureza local — Foto: Ademir Carosia/Acervo Pessoal
Número de aves de Arceburgo (MG) aumentou com o cuidado com a natureza local — Foto: Ademir Carosia/Acervo Pessoal

Um comentário: