Conheço em estado nativo, somente esta planta aqui no município de Arceburgo-MG, no sitio de Sebastião Cipolini. |
Duguetia Lanceolata St. Hil.
Nomes populares - pindaíba, cortiçeira, perovana, pindaúva, cortiça, pinda-ubuna.
Características morfológicas - Altura de 15-20 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas simples, glabras, de 18-12 cm de comprimento.
Ocorrência- Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul,principalmente na floresta semidecídua de altitude e na mata pluvial atlântica.
Madeira - Pesada (densidade 0,92 g/cm³) moderadamente resistente. grã irregular, de baixa resistência ao apodrecimento porém, resistente ao ataque de cupins , alburno espesso e diferenciado do cerne.
Utilidade - A madeira é recomendada para usos internos na construção civil, como vigas, caibros, batentes de portas e janelas, molduras,laminas faqueadas, decorativas, também empregada em obras externas, como postes, moirões e dormentes, na confecção de móveis ,etc. A arvore é esbelta e elegante, prestando-se muito para o paisagismo em geral. Seus frutos são comestíveis e também muito procurados pela fauna em geral. Apesar de seu lento crescimento, é util para o plantio em areas degradadas de preservação permanente.
Informações ecológicas - Planta perenifólia, heliófita, característica da floresta semidecídua de altitude. Característica da floresta semidecídua de altitude. Ocorre geralmente em agrupamentos populacionais bastante homogêneos em topos de morros onde o solo é bem drenado; entretanto é também comum em várzeas e beira de rios porém sempre em barrancos bem drenados. Ocorre tanto no interior a mata primária densa como em formações abertas e secundárias. Produz anualmente pequena quantidade de sementes viáveis.
Fenologia - Floresce durante os meses de outubro-novembro. Os frutos amadurecem em março-maio.
Obtenção de sementes - Os frutos maduros raramente caem espontaneamente inteiros, debulhando-se completamente na queda.Isto dificulta o recolhimento manual. E mais pratico colhe-los diretamente da árvore quando maduros.debulhando-os em seguida nos seus componentes.Estes podem ser utilizados diretamente dessa forma para a semeadura como se fossem sementes. ou podem ser despolpados manualmente. Um quilograma de sementes despolpadas contem aproximadamente 1.600 unidades. Sua viabilidade em armazenamento dura menos de um mes.
Produção de Mudas - Escarificar mecanicamente as sementes antes da semeadura para aumentar a taxa de germinação.Em seguida semeá-las em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. Cobri-las com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar diariamente. A emergência demora 60-120 dias ,e, a taxa de germinação geralmente é baixa. O desenvolvimento das mudas é lento, o mesmo ocorrendo com as plantas no campo que dificilmente ultrapassam 1,5 m aos 2 anos.
Citação: Árvores Brasileiras - Volume 1 - Harri Lorenzi
ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 41
FRUTOS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário