ademir

sábado, 12 de dezembro de 2020

Catonephele acontius.


Catonephele acontius LINNAEUS, 1771
Família - NYMPHALIDAEsubfamília - BIBLIDINAE
Tribo - EPICALIINIsubtribo - EPICALIINA

Introdução
O gênero Catonephele contém 11 espécies, com envergadura de cerca de 65-80 mm. Os machos são castanhos escuros na parte superior, com manchas laranja reflexivas brilhantes que variam em tamanho e forma de uma espécie para outra. As fêmeas são totalmente diferentes na aparência. Na maioria das espécies, suas asas marrom-escuras são marcadas com fileiras lineares de manchas creme. A exceção é a numilia, que tem uma grande mancha creme na área mediana das asas anteriores e na qual as áreas basal e submarginal das asas posteriores são vermelhas. Ambos os sexos de todas as espécies têm lados crípticos em tons de marrom.Catonephele acontius ocorre da Colômbia à Bolívia.

Habitats
Esta espécie se reproduz em floresta úmida em altitudes entre cerca de 200-800m.

Ciclo da vida.
Não tenho informações específicas sobre o acontius, mas o ciclo de vida é provavelmente semelhante ao de uma espécie de Catonephele típica da seguinte maneira: Os ovos são em forma de barril, brancos ou amarelados e colocados individualmente na folhagem das mudas de Alchornea , Dalechampia ou Veconcibea (Euphorbiaceae). As larvas totalmente crescidas são variáveis, algumas espécies sendo verde-escuras manchadas com manchas brancas, enquanto outras são pretas com manchas marrons. Em todas as espécies, as larvas são adornadas com pontas proeminentes em espiral ao longo do dorso e dos lados e um par de espinhos azuis metálicos projetando-se da cápsula da cabeça. Eles ficam com o corpo arqueado e o rosto comprimido no substrato. Se molestados por parasitóides ou predadores, eles se retorcem violentamente. A pupa é verde com almofadas das asas castanhas ou prateadas. É fixado pelo cremaster às folhas, com o corpo projetado lateralmente. 

Comportamento adulto
As borboletas geralmente são encontradas individualmente. Os machos empoleiram-se nos troncos das árvores e aquecem-se na folhagem ou nos ramos caídos em fendas de luz, frequentemente a menos de um metro acima do nível do solo, e são uma reminiscência no comportamento de Nessa e a . Se forem perturbados, eles geralmente passam alguns momentos circulando cautelosamente, mas depois se acomodam perto de sua posição original. As fêmeas são mais raras e geralmente vistas ao procurar locais para oviposição ao longo de trilhas na floresta, mas ocasionalmente se aquecem em trilhas iluminadas pelo sol.

Ambos os sexos são atraídos por banana ou banana podre no solo e provavelmente se alimentam principalmente de frutas maduras no dossel da floresta. Os machos também absorvem a umidade rica em minerais da terra úmida ao longo das trilhas e estradas da floresta.

Citação: Butterflies of Amazonia - Catonephele acontius

Acontius Firewing. Catonephele acontius LINNAEUS, 1771. Family - NYMPHALIDAE. subfamily - BIBLIDINAE. Tribe - EPICALIINI. subtribe - EPICALIINA ...

Identificação dos amigos Gustavo Mattos, Alessandra Dalia do Grupo Borboletas e Mariposas Neotropicais.

A espécie da foto é uma fêmea.


BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 37


Nenhum comentário:

Postar um comentário