Astyanax fasciatus
Apesar de extremamente diversos, eles quase sempre são renegados, porém eles são os grandes responsáveis pela instituição de reservas naturais. Como são muitas espécies, a probabilidade de existir espécies raras é muito grande e a fim de se proteger certo tipo de peixe acaba se protegendo a área como um todo. Pela minha experiência em outros locais, eu diria que a região de Arceburgo deve ter próximo de 100 espécies de peixes nativos. O problema é conseguir capturá-los uma vez que as várias espécie habitam
diversos tipos de ambientes de um rio e nem todos pegam no anzol.
É uma das espécies de peixes mais comuns na América do Sul, ocorrendo na grande maioria dos rios desse Continente. Na verdade, sua ampla distribuição, é fruto da grande dificuldade dos cientistas de identificar diferenças entre as diversas populações que existem o que significa que a espécie Astyanax fasciatus é, na verdade, um conjunto de diversas espécies “crípticas” (termo usado para espécies diferentes, mas muito semelhantes entre si e que não são discriminadas de forma inequívoca sem um estudo acurado). Dentre as espécies de lambaris é uma espécie de porte médio, atingindo cerca de 15 cm de comprimento. Alimenta-se tanto de material vegetal (sementes, pequenos frutos) como animal (larvas e insetos adultos).
Colaboração de texto do meu amigo de Ribeirão Preto-SP, Fernando D`Agosta, Biólogo pela Unesp, Bauru-SP, Mestrado com lambaris na USP.
Fui fazer observação de aves, no Poço das Antas, em companhia dos meus amigos de trabalho Licinho e João Boi, aproveitamos e pescamos estes lambaris.
Como bom mineiro apreciamos o lambari frito com arroz, feijão, farinha de mandioca.
Peixes de Arceburgo-MG - Número 1
é uma pena que na nossa região de Patrocínio Paulista-SP, essa espécie de lambaris está acabando aos poucos, não pelos pescadores de varinha, mas por agrotóxicos jogados em canaviais, laranjais e eucaliptos, e também pescadores de redes e tarrafas, se o IBAMA não começar a fazer uma fiscalização séria, um dia esses lambaris-pratas vão extinguir....
ResponderExcluirSeria possível o lambari mudar de cor devido ao tipo de alimentos engeridos ? digo porque : descobri em uma lagoa na minha região com lambaris (pequenos) praticamente todo vermelho. não vi ainda em lugar nenhum .diferentes destes ai acima .
ResponderExcluirExistem muitas especies de lamabris, algumas fora do conhecimento geral dos leigos
ExcluirNão poderia ser o Platí ... peixe de aquário, nativo do México que se reproduz com certa facilidade e que foi muito introduzido em diversos lagos e lagoas do nosso pais em especial SP-MG-ES ...
Excluirpode o lambari mudar cor, devido ao alimento que ele come? é porque aqui em um lago próximo ao meu sitio tem lambari totalmente vermelho, parece peixinho de aquario.
ResponderExcluirBoa noite Ademir,
ResponderExcluirUm dos motivos de estar sempre vindo aqui, é porque estou aprendendo e admirando seu trabalho,
Parabéns pelo blog, pelas materias e também seu comentario faz com que a gente entenda melhor cada postagem. Ficou ótima esta foto, veja que até um mosquitinho quis se destacar junto aos peixinhos.
Abraço.!!