quinta-feira, 18 de junho de 2020

Minhoca-californiana

Eisenia andrei


A minhocas são conhecidas como vermes segmentados e cientificamente compõem o abundante Filo Annelida (do latim, annulatus, anelado), correspondendo a aproximadamente 16.500 espécies (Brusca, Richard C. 2007).

Sabe-se que as minhocas são bioindicadores, podem contribuir apresentando resultados como fertilidade ou contaminação do solo. São poucas os estudos relacionados ao Filo Annelida, bem como os pesquisadores desse gênero. Existe uma grande necessidade em reconhecer que esses seres são importantes para a biologia, zoologia e ecologia e assim aumentar os estudos sobre esses animais.

A busca por soluções pra tratamento dos resíduos orgânicos está aumentando, uma iniciativa de realizar compostagem e minhocário caseiro e assim tratar os resíduos orgânicos e ainda produzir biofertilizante e húmus está cada vez maior na população. A utilização de minhocário para reciclagem de matéria orgânica e produção de húmus e biofertilizante se tornou uma utilização frequente e está crescendo a cada dia. Em regiões metropolitanas essa prática se tornou comum e algumas vantagens e desvantagens são fatores que determinam essa atividade sustentável.

As minhocas são animais de reprodução abundante, em ambiente adequado consequentemente aumentará sua população, podendo ocasionar uma superpopulação que se não controlada a competição por espaço ou a evasão pode acontecer, orientações dos procedimentos adequados para essas situações não são facilmente encontrados, assim esse projeto de pesquisa abordará essas questões, como busca para alguns dos problemas citados.

As minhocas que serão estudadas são as Eisenia andrei espécie exótica, umas das espécies mais utilizada em minhocários e compostagem de matéria orgânica. Diante desses dados o estudo aqui citado será especificamente sobre a espécie de minhoca exótica com ênfase no seu comportamento em vários âmbitos ecológicos.

 Importância das minhocas para o solo

Aristóteles dizia, as minhocas são o intestino da terra ( 300 anos A.c) são seres detritívoros de grande importância para a ecologia, desenvolver um papel de manutenção do solo (Brusca 2007).

As minhocas são seres essenciais mais a manutenção do solo, através da sua movimentação o solo fica aerado e filtração da água da chuva, auxilia também na decomposição de matéria orgânica.


Seu nome é Eisenia andrei conhecida popularmente como minhoca californiana, mas na verdade sua origem é Europeia, obteve esse nome popular porque chegou a América do Norte no século XXI para ser usado como a como isca de pesca.

É uma espécie exótica epigeica e vivem habitualmente em solo mineral e na liteira, é uma espécie muito utilizada em minhocários e por suas características e adaptação (Nadolny 2009) . Essa espécie adaptou-se muito bem ao solo brasileiro sua perspectiva de vida se dá em torno de 4 - 6 anos (Dominguez, 2004) , seu comportamento é bem simples e se adaptou-se bem ao Brasil, e hoje é a mais utilizada em minhocários (Nadolny et al 2009).




As minhocas que serão estudadas são as Eisenia andrei espécie exótica, umas das espécies mais utilizada em minhocários e compostagem de matéria orgânica ...


Identificação:
Afrânio Augusto, zootecnista da Minhobox.


MINHOCAS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 2





Nenhum comentário:

Postar um comentário