Vitex montevidensis Cham.
Características morfológicas - Altura de 5-20 m ( 6-12m quando isolada), com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas compostas 3-7-folioladas (em geral 5) folíolos cartáceos, nervuras salientes na face inferior, de 5-9 cm de comprimento.
Ocorrência - Minas Gerais e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, nas florestas de pinhais e semidecíduas( da bacia do Paraná e de altitude)
Madeira - Moderadamente pesada (densidade 0,81 g/cm3) resistente, textura média, de ótima durabilidade mesmo em ambientes externos.
Utilidade - A madeira é empregada em construção civil, obras hidráulicas e expostas, como dormentes,postes,mourões, esteios,vigas de pontes para confecção de cepas de tamanco,tonéis, etc. As flores são melíferas. Os frutos são comestíveis e também muito procurados por macacos, pássaros e outras espécies da fauna. A árvore é bastante ornamental e pode ser aproveitada para o paisagismo e para a arborização urbana. Planta rústica e adaptada ao crescimento em áreas abertas, pode ser empregada para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente, principalmente em beira de rios e represas.
Informações ecológicas - Planta decídua, heliófita, indiferente as condições físicas do solo, característica das florestas de altitude e da bacia do Paraná. Ocorre tanto no interior da mata primária densa como em formações abertas e secundárias. Pode ser encontrada em vários ambientes, de solos muito secos, pedregosos e até muito úmidos nas matas de galeria. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis amplamente disseminadas pela fauna
Fenologia - Floresce durante os meses de outubro-dezembro junto com o aparecimento das novas folhas. Os frutos amadurecem em janeiro-março.
Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da arvore quando iniciarem a queda espontânea ou recolhe-los no chão após a queda .Em seguida despolpa-los manualmente em peneira sob água corrente e leva-los ao sol para secagem. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 4.000 unidades.
Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação logo que colhidas diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidos em ambiente semi-sombreado. A emergência ocorre em 40-60 dias e a taxa de germinação não ultrapassa 10% .O desenvolvimento das mudas é rápido ,atingindo o tamanho adequado para o plantio no local definitivo em menos de 7 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado.
Citação: ÁRVORES BRASILEIRAS - HARRI LORENZI.
ÁRVORES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 44
Nenhum comentário:
Postar um comentário