Trepadeira nativa da região Sul e Sudeste do Brasil, é encontrada abundantemente no Estado de São Paulo, sendo até conhecida localmente como Guaraná Paulista. Segundo nosso grande amigo e colecionador de frutas raras, Helton Josué, do Projeto Colecionando Frutas, o Guaranaí apresenta os mesmos usos do Guaraná do Amazonas (Paullinia cupana).
A polpa branca de seus frutos pode ser consumida in-natura, igual ao guaraná amazônico, possuindo sabor levemente adocicado. Com o devido preparo, os frutos podem ser utilizados para o preparo do xarope de guaraná, gerando uma bebida muito saborosa e apreciada.
Planta de crescimento rápido e vigoroso, deve ser plantada junto a cercas, alambrados ou treliças para fornecer apoio adequado ao desenvolvimento da mesma. Produz frutos em grande quantidade nos meses de Janeiro a Março, porém é possível frutificar outras vezes durante o ano.
Muito rústica, aceita praticamente todos os tipos de solos. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Pode facilmente ser cultivada em vasos, desde que tenha algum suporte para auxiliar seu crescimento. Seus frutos são atrativos para diversas espécies de pássaros.
Citação/Texto: Ciprest. www.ciprest.com.br
Diria que pela beleza dos frutos, podemos considera-la |Ornamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário