terça-feira, 31 de agosto de 2021

Árvore-orquídea

Bauhinia blakeana Dunn

Leguminosae-caesalpinioideae

Nomes populares - baunía-de-hong-kong, árvore-orquídea.

Caraceteristicas gerais - árvore perenifólia, de 6-8 m de altura. de tronco cilíndrico, com casca irregular, pardo-avermelhada. Ramagem densa, longa, formando copa arredondada. Folhas simples, orbiculares, com pecíolo curto em forma de V formandos dois lobos, de superfície verde-escura nas duas faces, persistentes na ramagem, , dispostas alternada e espiraladamente. Inflorescências axilares e terminais longas, com flores vermelho-arroxeadas, grandes, perfumadas que vão formando e abrindo no decorrer do ano todo, intensificando-se de abril a agosto. As flores são estéreis, não ocorrendo frutificação. Esta espécie foi encontrada por frades na Catedral Romana de Hong Kong e por eles preservada, nunca tendo sido encontrada em estado nativo, sendo a origem desconhecida. Pelo fato de não frutificar, suspeita-se que seja um hibrido. Introduzida no Brasil por Roberto Burle Marx, difundiu em pouco tempo por todo país.

Multiplicação - exclusivamente por meios vegetativos. principalmente através de alporquia e de enxertia dada dificuldade de suas estacas enraizarem.

Usos - árvore de características notáveis pelo florescimento exuberante, é apropriada para uso paisagístico, principalmente em cultivo  isolado em parques e grandes jardins. Também utilizada na arborização urbana para calçadas de ruas desprovidas de fiação elétrica aérea. Tolera podas de contenção, porém não geadas.

Citação: ÁRVORES EXÓTICAS NO BRASIL madeireiras, ornamentais e aromáticas
Harri Lorenzi, Hermes Moreira de Souza, Mario Antonio Virmond Torres, Luis Benedito Bacher.

Introduzi esta espécie no município.

Estas fotos são de minha autoria, a que aparece nossa linda Igreja Matriz, é muito usada pelos filhos de Arceburgo-MG, a fiz em 21.05.2006 e o relógio da igreja marcava 12.47 horas.


ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 50

JARDIM DOS BEIJA-FLORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 34


Nenhum comentário:

Postar um comentário