sábado, 27 de novembro de 2021

Revista Plurale (www.Plurale.com.br da destaque ao meu livro "No Jardim dos Beija-flores"

Livro infantil celebra o ambiente e a história de Arceburgo, no sul de Minas

 

Em No Jardim dos Beija-Flores, o paisagista Ademir Carosia ensina as crianças a valorizarem e preservarem a natureza e resgata personagens da cidade

 

O município do sul de Minas Gerais de cerca de 11 mil habitantes ficou conhecido como o Jardim dos Beija-Flores e isso o levou, inclusive, a ser tema de reportagens na TV regional e nacional.

 

Esse jardim foi formado pelo paisagista, ambientalista e observador de aves Ademir Carosia, que, enquanto secretário municipal do meio ambiente durante três gestões (de 2005 a 2012 e 2016 a 2020) se empenhou no plantio de espécies de plantas que atraíssem essas aves (além de borboletas, abelhas e outros polinizadores), tanto nas calçadas e parques da cidade, quanto na beira da rodovia, em parceria com os proprietários das terras. Sem falar nos programas de educação ambiental que criou, em Arceburgo e nas cidades vizinhas, para que os moradores cultivassem plantas e preservassem o ambiente.

 

Nascido e criado em Arceburgo, sempre teve uma outra paixão, além do meio ambiente e, mais especificamente, dos beija-flores: sua cidade natal, de onde nunca quis sair.

 

Em No Jardim dos Beija-Flores - lançado em 12 de novembro, em cerimônia no Instituto Histórico e Cultural da cidade – o autor celebra e homenageia o ambiente, as aves e personagens do pequeno minicípio mineiro, que é caminho para o Parque Nacional da Serra da Canastra, famoso destino dos ecoturistas.

 

“Quem me chamou a atenção para os beija-flores foi meu pai, que me mostrou um ninho dessas aves no varal de secar roupas da nossa casa, quando eu era criança”, conta Carosia.

Foi o começo da paixão do ambientalista por essas avezinhas, sendo que ele já registrou 17 espécies delas em Arceburgo.

 

O projeto do livro foi amadurecendo ao longo dos últimos anos, até que ele encantou a ilustradora Letícia Lanza, também do sul de Minas, que assumiu a empreita de ilustrar o livro, e a coordenadora editorial Karinna Ribeiro Bouças, responsável por sua produção.

 

No livro, o leitor acompanha o passeio de estudantes de escola municipal que, monitorados pelos professores, passam por pontos emblemáticos da cidade, onde foram feitos os jardins dos beija-flores. Nesses pontos, professores e alunos conversam sobre as plantas, aves e natureza. Percorrem ainda a praça da igreja matriz, o colégio estadual, o parque ambiental da cidade, a beira do rio, entre outros locais, onde se encontram com alguns moradores bastante conhecidos e queridos pela população local.

 

Para cumprir seu papel educativo, o livro traz a ficha técnica dos 17 beija-flores já registrados em Arceburgo, ilustrados em fotos feitas pelo autor. Além de informações sobre essas aves, lindas e tão importantes para a polinização das plantas.

 

O livro custa R$ 20 e pode ser adquirido diretamente com o autor, por meio do seu email ou WhatsApp: ademircarosia@yahoo.com.br ou (35) 99232 0746.


Ficha técnica:

Caixa de Texto: No Jardim dos Beija-Flores

Autor: Ademir Carosia

Ilustrações: Letícia Lanza

Páginas: 36 

Ano: 2021

ISBN: 978-65-994689-0-2

Preço: R$ 20,00.

Uma imagem contendo Diagrama

Descrição gerada automaticamente

 

 



 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário