quinta-feira, 30 de junho de 2022

Fountainea ryphea CRAMER,1775

 

Fountainea ryphea  CRAMER,1775
Family - NYMPHALIDAE
subfamily - CHARAXINAE
Tribe - ANAEINI
Introdução
tribo Anaeini é composta por 87 espécies neotropicais dos gêneros Coenophlebia , Consul , Anaea , Polygrapha , Memphis , Siderone , Fountainea e Zaretis . As borboletas caracterizam-se por terem um voo muito rápido e forte. Eles têm corpos robustos, asas falcadas e na superfície superior geralmente são pretos, marcados com faixas de laranja, vermelho brilhante ou azul brilhante, de acordo com a espécie. As partes inferiores de todas as espécies dos Anaeini são cripticamente padronizadas e têm uma forte semelhança com as folhas mortas, cascas de árvores ou pedregulhos em que se assentam.
O gênero Fountaina compreende 8 espécies, a maioria das quais amplamente distribuídas por toda a região neotropical. As asas posteriores da maioria das espécies têm caudas curtas, em ambos os sexos, embora nos machos de ryphea e sosippus estas sejam vestigiais ou ausentes.
Em algumas raças de Fountaina ryphea os machos têm um belo brilho roxo nas asas, mas isso só pode ser visto de certos ângulos.
Esta espécie ocorre no México, Guatemala, Belize, Costa Rica, Panamá, Venezuela, Trinidad, Colômbia, Guiana, Suriname, Equador, Brasil, Peru e Bolívia.
Habitats
Esta espécie é geralmente encontrada em habitats florestais secundários / perturbados, por exemplo, ao longo de trilhas largas, margens de rios e perto de habitações. Encontra-se em florestas decíduas e perenes em altitudes entre o nível do mar e cerca de 1000m .
Ciclo da vida
Os ovos são brancos e colocados individualmente na folhagem das plantas alimentícias.
A larva totalmente crescida é verde, com linhas longitudinais mais pálidas ao longo do dorso e levemente marmoreada com marrom avermelhado e branco nas laterais. Tem uma cabeça grande que é adornada com um par de chifres curtos. A larva vive dentro de uma célula feita enrolando uma folha e prendendo-a com seda fina. Alimenta-se de mudas de Croton - uma árvore da Euphorbiaceae.
A crisálida é suspensa pelo cremaster de um caule ou folha. É esverdeado pálido, com as caixas das asas bordadas em amarelo pálido. A cabeça e o tórax formam uma seção em forma de barril, e os segmentos abdominais são altamente comprimidos, formando um cone curto.
Comportamento adulto

As borboletas são geralmente vistas isoladamente, muitas vezes como a única espécie de Fountainea em meio a um grupo misto de espécies de Memphis , Doxocopa e Taygetis que se agregaram para se alimentar de esterco ou frutas podres no chão da floresta. Os machos também visitam infiltrações de esgoto e praias fluviais para absorver água mineralizada.

O voo e o comportamento geral são semelhantes aos de outros gêneros Charaxine. Eles tendem a permanecer assentados na folhagem ou no chão por longos períodos. Se perturbados, eles voam, circulam brevemente e depois pousam na folhagem de uma árvore próxima. Depois de um tempo, eles descem cautelosamente por um período de vários minutos, em uma série de etapas, muitas vezes pousando em folhas que estão sob a luz do sol. Nesses momentos, eles geralmente se aquecem com as asas meio abertas. Eventualmente, eles retornam ao nível do solo e, às vezes, esvoaçam, abanando suas asas por alguns momentos, antes de fechá-las. Uma vez acomodados com as asas fechadas, eles confiam no disfarce proporcionado por suas partes inferiores de "folha morta",

Fountainea ryphea ecuadorialis, Satipo, Peru © Adrian Hoskins. Introduction. The tribe Anaeini comprises of 87 neotropical species in the genera ...

                   ...

Nomes populares borboleta-rubi ou finge-folha.

                             . . .

Identificação da espécie e comentário feitos por Enéas Vasconcelos Gouvêa Junior

É uma Fountainea ryphea. Ela possui uma cor alaranjada bem forte, e com a luz do sol surgem cores como o roxo ou azul escuro. As cores servem para que indivíduos da mesma espécie possam localizar um ao outro, em voo por exemplo.
BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 82

Nenhum comentário:

Postar um comentário