quinta-feira, 9 de junho de 2022

TEGOSA CLAUDINA


Crescente de Damasco
Tegosa claudina  ESCHSCHOLTZ, 1821
Família - NYMPHALIDAE
subfamília - NYMPHALINAE
Tribo - MELITAEINI
subtribo - PHYCIODINA
Introdução
A tribo Melitaeini é de distribuição mundial. Inclui os Crescents e Checkerspots da América do Norte, e também muitas espécies europeias familiares, como os Fritillaries Marsh, Spotted e Heath.
A maioria das 14 espécies de Tegosa tem a parte superior laranja com bordas das asas enegrecidas e uma faixa diagonal preta irregular na asa anterior conectando a costa ao tornus. Há exceções, no entanto, por exemplo , tissoides é totalmente marrom terroso fosco na parte superior, e nigrella é preto com grandes manchas brancas. As partes inferiores das espécies de Tegosa são de cor acastanhada ou acinzentada, levemente marmoreadas com manchas acinzentadas com bordas escuras nas asas posteriores.

Habitats
Esta espécie está associada ao crescimento secundário e habitats perturbados na floresta tropical e floresta nublada em altitudes entre cerca de 200-1800m.
Ciclo da vida
Desconhecido, no entanto, a larva da Tegosa anieta , intimamente relacionada, tem a reputação de se alimentar de Vernonia e Mikania (Asteraceae), portanto, é razoável supor que Asteraceae seja comumente usada por outras espécies de Tegosa .
Comportamento adulto

Os machos são comumente vistos em grupos de até uma dúzia, instalados em solo úmido nas margens de pequenos riachos ou vaus.

Citação: 

Butterflies of the Andes - Tegosa claudin

Butterflies of the Amazon and Andes. Apricot Crescent. Tegosa claudina ESCHSCHOLTZ, 1821. Family - NYMPHALIDAE. subfamily - NYMPHALINAE. Tribe - MELITAEINI.

Espécie identificada por Miguel Stefanelli, no Grupo Borboletas e Mariposas Neotropicais.


BORBORLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 79






Nenhum comentário:

Postar um comentário