Tibouchina granulosa (Desr.) Cogn.
Familia Melastomaceae
Caraterísticas morfológicas - Altura de 8-12 m, com tronco de 30-40 cm de diâmetro, ramos quadrangulares e alados nas arestas, folhas pubescentes nas duas faces, de 15-20 cm de comprimento.
Ocorrência - Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, principalmente na floresta pluvial da encosta atlântica. Existe uma variedade dessa espécie que produz flores róseas.
Aqui mostramos as duas cores.
Madeira - Moderadamente pesada, dura, de baixa durabilidade, quando exposta às intempéries.
Utilidade - A madeira pode ser empregada para uso interno, confecção de objetos leves, brinquedos, caixotaria, etc. A árvore é muito ornamental principalmente quando em floração. Pela beleza e pelo porte, não pode faltar em qualquer projeto de paisagismo; é ótima também para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas, o que já vem sendo feito em muitas cidades do sudeste brasileiro.
Informações ecológicas - Planta perenifólia ou semidecidua, heliófita, característica da floresta pluvial atlântica. Ocorre predominantemente nas formações secundárias como capoeiras e capoeirões. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis.
Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea e liberação das sementes. Isto é facilmente notado balançando-se um ramo com frutos sob a palma da mão e observando se a queda das minúsculas sementes. Cortar todo ramo contendo frutos e levar ao sol sobre uma lona plástica. Em seguida bater com vara após algumas horas de sol, separando-se as sementes. Um kg de sementes contém aproximadamente 3.300.000 unidades.
Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, em canteiro sombreados, contendo substrato orgânico; preparar um leito de semeadura bem firme e uniforme com o substrato peneirado ou com pó de xaxim, cobrindo-se levemente as sementes com o mesmo material. Para evitar o arranquio das sementes durante a irrigação, cobrir o canteiro com saco de estopa, removendo-o logo que iniciar a emergência. A emergência ocorre em poucas semanas e, a taxa de germinação geralmente é baixa. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 3-4 cm
Citação: Árvores Brasileiras - Harri Lorenzi - Volume 1
Introduzi esta espécie na Arborização Urbana.
ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 71
Nenhum comentário:
Postar um comentário