terça-feira, 21 de novembro de 2023

Prockia crucis

 GUAÍ ou UAÍ 


FRUTOS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: GUAÍ ou UAÍ vem do tupi guarani e significa “Fruta pequena”. Também recebe o nome de Calabura da mata atlântica, CanaiuvaCanudeiroCuiteleiro e Marmeladinha.

 

Origem: É nativa de diversos ecossistemas brasileiros onde o solo tenha alguma umidade. É espécie Polimorfa (com varias formas) e que ocorre desde o México até o norte da Argentina e Uruguai. No Brasil aparece desde Pernambuco até o Rio Grande do Sul. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Prockia_crucis

 

Características: Arbusto ou Arvoreta que atinge 1 a 10 m de altura a depender do ambiente ou tipo de solo que é cultivada. Forma copa arredondada ou ovalada. O tronco pode ser único e tortuoso ou bifurcado ou até uma touceira quando no cerrado; com casca rugosa, de cor cinza clara. Os ramos novos são delicados (quebram facilmente) e lenticelados (com glândulas de trocas gasosas) As brotações são pardo tomentosas (coberta de lanugem) a puberulas (como se estivesse coberto de pó). Essa espécie ainda pode ser facilmente identificada por ter estipulas (tipo de folha modificada) de 4 a 15 mm quando em brotação. As folhas são simples, decíduas (que caem no inverno), papirácea (de textura de papel), oval ou elíptica (com mesma largura) com base arredondada e ápice acuminado (com ponta longa) as vezes falcado (em forma de foice) com margem serreada ou crenada. A lamina está fixa sob pecíolos (haste ou suporte) tomentoso (coberto de lanugem) de 0,5 a 3,5 cm; e a lamina mede 3 a 14 cm de comprimento por 1,5 a 8,5 cm de largura. As flores surgem em racemos (cacho longo) terminal, viloso (com pelos densos) de 4 a 7 cm de comprimento com 3 a 16 flores protegidas por brácteas esverdeadas antes de abrir e na antese ficam com 0,8 a 12 mm de diâmetro com inúmeros estamos (finos tubos) de coloração amarelo ouro e muito perfumados. Os frutos são bagas de 5 a 11 mm de diâmetro quando madura, de cor roxa ou preta quando madura, esparso-vilosa (com pelinhos distanciados) e polpa gelatinosa com cheio e sabor adocicados contendo minúsculas sementes marrons.

 

Dicas para cultivo: Planta de fácil cultivo que adapta-se a todos os climas e que resiste a geadas de até – 3 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude. Adapta-se a qualquer tipo de solo, mais frutifica melhor em terras vermelhas, úmidas e ricas em matéria orgânica. É muito resistente a secas e ao mesmo tempo vai bem em terrenos pedregosos e até aqueles que ficam encharcados periodicamente. A planta começa a frutificar com 1 a 3 anos após o plantio, dependendo do clima e tratos culturais. Pode ser plantada com sucesso em vasos grandes de 50 cm de altura por 30 a 40 cm de diâmetro contento qualquer tipo de substrato rico em matéria orgânica.

 

Mudas: As sementes são pequenas (1 mm) de cor marrom e perdem o poder germinativo em 20 a 30 dias. Para retirar as sementes bata os frutos num liquidificador com um pouco de água e coe num pano, depois deixe secar e coloque as minúsculas sementes num frasco. A semeadura deve ser feita em jardineiras de 40 cm de comprimento, 20 cm de largura e 20 cm de altura preenchidas com substrato feito de 50% de areia e 50% de matéria orgânica. Semeie superficialmente e não cubra as sementes, apenas compacte levemente. A germinação se inicia com 30 a 40 dias e o transplante das plântulas é realizado quando atingirem 15 cm de altura. Depois de mudadas em embalagens individuais mantenha-as em ambiente sombreado por 2 meses até o pegamento das mudas, depois é só deixar em pleno sol por mais 3 ou 4 meses e as mudas atingirão 30 a 40 cm de altura. Essa espécie também pode ser reproduzida por estacas maduras de 25 cm de comprimento.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol ou na composição de bosques em praças ou jardins. Recomendo o espaçamento 5 x 5 m. Abra covas com dimensões de 40 cm de largura, altura e profundidade, misturando a terra da superfície com 500 g de calcário, 500 g de cinzas e 7 pás de matéria orgânica bem curtida, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Depois de plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar chuva por mais de 1 mês.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem a cada 6 meses. Adubar com composto orgânico, pode ser 3 pás de matéria orgânica + 20 gr de N-P-K 10-10-10, distribuindo os nutrientes à 20 cm do tronco; dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano.

 

Usos: Frutifica em novembro a dezembro. Os frutos são pequenos mais muito doces e até enjoativos pela alta concentração de antocianinas. O fruto tem sabor que lembra o doce ou suco de figo. A arvore é muito ornamental e própria para ser cultivada em jardins com o objetivo de atrair borboletas (nas Flores) e inúmeras espécies de pássaros.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

 

Voltar para Frutas do mato ou Voltar para família das salicaceae

Citação:

Características: Arbusto ou Arvoreta que atinge 1 a 10 m de altura a depender do ambiente ou tipo de solo que é cultivada. Forma copa arredondada ou ovalada. O ...



Planta identificada pelo amigo Ricardo Rocha
Boa noite, meu nobre. Tudo bem? Sua planta é a Prockia crucis ou Guaí, da família Salicaceae...


OBSERVAÇÃO DO BLOG
Criei dentro das postagens, Flores Silvestres de Arceburgo-MG, para comtemplar plantas, flores, ervas daninhas... que crescem nas estradas rurais, matas, fragmentos de mata, etc.
E dentre estas surgem: Frutos que não são de domínio popular. Este da postagem de hoje, eu não conhecia!! Continuando plantas medicinais, lindas flores não usadas no paisagismo convencional.


FLORES SILVESTRES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 8

FRUTOS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 25

PLANTA APÍCOLA DE ARCEBURGO-MG - NUMERO  24

JARDIM DAS BORBOLETAS DE ARCEBURG0-MG 41

PASSAROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário