quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Pica-pau-anão-barrado

 Picmnus cirratus

10 cm

                                            FÊMEA


                                  
PICA-PAUS (Picidae) Agarra-se a troncos e galhos, apoiados nas penas caudais rígidas (exceto, porém, os diminutos pica-paus-anões). Muitos "tamborilam", isto é, golpeiam a madeira rapidamente com o bico produzindo sons com os quais anunciam seus territórios.

 PICA-PAUS-ANÕES  Minúsculos e delicados, de cauda curta, formam um grupo inconfundível, bem diferentes dos demais pica-paus vivem sobretudo em mata e outros ambientes arborizados; uma espécie (pica-pau-anão pintado) habita também caatinga. A taxonomia de várias espécies não está bem resolvida.

Comum, a baixa e média alturas em mata, capoeira, pastos com árvores e arvoredo plantados, às vezes em restingas, do SE da Bahia a São Paulo, onde alguma sobreposição com o pica-pau-anão-de-coleira, parece estar em expansão geográfica para o sul. Ao menos até 1600 m de altitude. Muito parecido com o anterior, diferindo pela ausência de colar ocre. Compare com o pica-pau-anão escamado, escamado por baixo, e não barrado (às vezes juntos no O de São Paulo, talvez hibridizando); no S da Bahia, compare também com o pica-pau-anão-de-pintas-amarelas. Comportamento e voz como do pica-pau-anão-de-coleira.

Citação: Aves do Brasil Mata Atlântica do Sudeste - John A.Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.

                                                MACHO

                        

AVES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 92

Observação - Atingi  a marca de 300 espécies, diferentes de aves registradas no município de Arceburgo-MG. São registros feitos com fotos, ou gravação de cantos das aves. De vez em quando consegui fazer os dois tipos de registros. Estas informações do Site WikiAves. Portanto, no Blog já são 92 espécies postadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário