quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Sucuri-verde

Foto feita pelo amigo Diego Martins na Fazenda Alegria-Arceburgo-MG

Eunectes murinus

A serpente que aparece em seu vídeo enviado é de fato de uma Eunectes murinus (nome popular: sucuri verde). Trata-se de uma cobra não venenosa que é a espécie mais pesada do mundo, e também uma espécie que pode alcançar até 7 metros de comprimento. Tem hábitos aquáticos e ocorre em quase todos os biomas brasileiros, exceto caatinga e pampa. É eclética em sua dieta: peixes, aves e mamíferos. Espero ter sido útil,

Citação: Identificação e texto de:

Marcelo Ribeiro Duarte
Biólogo - Assistente Técnico de Pesquisa
Assistant Research Biologist
Laboratório de Coleções Zoológicas
Instituto Butantan
Av. Vital Brazil, 1500
São Paulo, SP - Brasil


TAXONOMIA
ClasseReptilia
OrdemSquamata
FamíliaBoidae

 

Características: As sucuris verdes são animais constritoras e como todas as cobras, elas têm uma língua bifurcada, que as ajuda a localizar presas e parceiros e a navegar em seu ambiente. A coloração desta serpente é verde oliva escuro dorsalmente, mudando gradualmente para amarelo no ventre. Possuem manchas dorsais redondas que são marrons com bordas pretas. As sucuris têm narinas dorsais e olhos pequenos posicionados no topo da cabeça, além de uma faixa pós-ocular preta proeminente que vai do olho até o ângulo da mandíbula. Esses animais podem atingir até 9 metros de comprimento.

 

Distribuição Geográfica: No Brasil só não ocorre nos Pampas Gaúchos, ocorrendo também nas Américas Central e do Sul tropical.


Habitat: Vivem em Pântanos, rios e lagoas.

 

Alimentação: Mamíferos, aves e répteis de pequeno a médio porte.

 

Reprodução: Vivíparo (aproximadamente 40 filhotes).

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 15 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Não Ameaçado (LC).

 

Curiosidades: As anacondas verdes são as maiores cobras do mundo em circunferência. As fêmeas geralmente são muito maiores que os machos, com machos atingindo uma média de 3 metros de comprimento e fêmeas 6 metros.


Citação: 

Sucuri-verde – ZOO - Zoológico de Brasília


31 de jan. de 2020 — Características: As sucuris verdes são animais constritoras e como todas as cobras, elas têm uma língua bifurcada, que as ajuda a localizar ...

COBRAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 9


Nenhum comentário:

Postar um comentário