quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Heraclides torquatus



Introdução
O Papilionidae é composto por cerca de 600 espécies conhecidas. Eles são encontrados em todo o mundo em quase todos os ambientes, incluindo desertos, montanhas, pastagens, florestas tropicais, florestas temperadas, prados, pântanos e dunas costeiras. Existem 3 subfamílias. O Parnassiinae consiste em cerca de 50 espécies. Eles são conhecidos como Apollos e se reproduzem principalmente nas áreas montanhosas do hemisfério norte. O Papilioninae compreende cerca de 550 espécies distribuídas em todo o mundo, e inclui os Swallowtails e Dragontails, e os gigantes Birdwings do sudeste da Ásia. A outra subfamília Baroniinae consiste em uma única espécie Baronia brevicornis que é endêmica das montanhas do oeste do México.Heraclides compreende 28 espécies e é o gênero neotropical "irmão" do Holarctic Papilio , ao qual pertencem a machaon European Swallowtail Papilio , e o norte-americano Black Swallowtail Papilio polyxenes . Algumas das espécies de Heraclides são marcadas com manchas e faixas creme e têm afinidades óbvias com suas contrapartes holárticas. Outros, incluindo anacisados e a fêmea de torquatus, são pretos com manchas rosa nas asas posteriores e são mímicos batesianos de Parides .Os machos de Heraclides torquatus e garleppi são virtualmente idênticos na aparência. Em ambas as espécies há variação geográfica quanto ao tamanho e forma das marcações apicais em creme, e das manchas rosa, creme e cinza-azuladas na área externa das asas posteriores inferiores. Heraclides torquatus e garleppi ocorrem em toda a região do Alto Amazonas, mas a variedade de torquatus se estende ao norte até o México e ao sul até o norte da Argentina.

Habitats
Esta espécie ocorre principalmente em áreas de floresta úmida de planície, mas é fortemente migratória e, portanto, pode ser encontrada em uma ampla variedade de habitats florestais e abertos em altitudes de até cerca de 700m.Vida útil. 

O ovo é globular e de cor amarelo esverdeado. É colocado isoladamente nas folhas dos arbustos cítricos .

A larva adulta é mosqueada em tons opacos de marrom, amarelo-esverdeado e esbranquiçado, com uma fileira dupla de tubérculos ao longo do dorso. Ele repousa sobre a superfície superior das folhas com o corpo arqueado e se assemelha a um pássaro caindo. Como todas as larvas papilionídeos, possui um órgão bifurcado extrusível denominado osmaterium, situado atrás da cabeça. Este é evertido se a larva for molestada e emite um feromônio nocivo contendo ácido isobutírico que é usado como defesa contra formigas. A crisálida é marrom escura, marmorizada com verde de forma a se assemelhar a um pedaço de galho incrustado de líquen.


Comportamento adulto
As borboletas são altamente sazonais, o período de voo principal coincidindo com o meio da estação seca.

Os machos migram ao longo dos cursos dos rios e são comumente vistos em grupos de 10-20, absorvendo minerais dissolvidos da areia embebida em urina. Números menores podem ser vistos dentro da floresta em chafurdas de caititu, infiltrações e ao redor das margens de pequenas lagoas, onde os sais minerais se concentram à medida que as poças secam no final da estação seca. Em comum com outras espécies de Heraclides e Papilio, os adultos batem suas asas constantemente quando formam uma poça de lama. Eles são de disposição nervosa, de modo que qualquer perturbação faz com que todo o grupo saia imediatamente.

As fêmeas são vistas com muito menos frequência, geralmente quando voam em vãos de luz dentro da floresta. Eles podem ser confundidos durante o vôo com as fêmeas de Parides sesostris , mas quando acomodados, as caudas e as duas fileiras de manchas rosadas na parte inferior das asas traseiras do torquatus podem ser facilmente vistas.


Citação: 

Butterflies of Amazonia - Heraclides torquatus

Butterflies of the Amazon and Andes · Torquatus Swallowtail · Family - PAPILIONIDAE · subfamily - PAPILIONINAE · Tribe - PAPILIONINI · Heraclides torquatus ( or ...
Você visitou esta página 3 vezes. Última visita: 05/10/21


Espécie identificada por Gustavo de Mattos.

BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 56









Nenhum comentário:

Postar um comentário