terça-feira, 28 de junho de 2022

Jequitibá-rosa

 Cariniana legalis (Mart.) Kuntze

Família Lecythidaceae

Nomes populares - Jequitibá-rosa, Jequitibá-vermelho, jequitibá-cedro, jequitibá-de-agulheiro, estopa, jequitibá-grande, pau-caixão, pau-carga, jequitibá-branco, congolo-de-porco, caixão.

Características morfológicas - Altura de 30-50 m, com tronco de 70-100 cm de diâmetro. Folhas membranáceas, glabras, de 4-7 cm de comprimento por 2,0-4,0 cm de largura. É uma das maiores árvores da flora brasileira. Flores pequenas de cor creme. Fruto pixídio lenhoso.


Ocorrência - Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (Arceburgo-MG), São Paulo e Mato Grosso do Sul, tanto na floresta pluvial atlântica como na latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.

Madeira - Leve (densidade 0,53 g/cm³), macia ao corte, grã direita, textura média, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos quando expostas em condições adversas.

Utilidade - A madeira é própria para construção civil, obras internas para contraplacados, folhas faqueadas, móveis para construção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabos de vassouras, etc.  A árvore é exuberante e muito ornamental, podendo ser empregada no paisagismo de parques e praças públicas. Esta árvore é tão monumental e admirada que já emprestou seu nome à cidades, ruas, palácios, parques, etc. Com planta tolerante à luz direta é excelente para plantios mistos.

Informações ecológicas - Planta semidecidua, heliófita ou esciófita, caraterística da floresta latifoliada semidecidua. Apresenta dispersão bastante irregular e descontínua , ocorrendo em  alta densidade em determinadas áreas e faltando completamente em outras. Ocorre principalmente no interior da floresta primária densa, onde ocupa o dossel superior; entretanto tolera ambientes abertos.


Fenologia - Floresce durante os meses de dezembro-fevereiro. A maturação dos frutos verifica-se no período de agosto setembro.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 22.470 sementes.

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinar logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados ou diretamente  em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 12-20 dias e geralmente é superior a 50% com sementes novas.

Citação: Árvores Brasileiras - Harri Lorenzi - Volume 1


O DAP deste exemplar é de 6, 60 m.




Nenhum comentário:

Postar um comentário