domingo, 26 de junho de 2022

Pseudolycaena marsyas LINNAEUS, 1758

Borboleta-Rainha-de-Seda-Azul

FÊMEA

Família - LYCAENIDAE
subfamília - THECLINAE
Tribo - EUMAEINI
Introdução
Quase toda
s as espécies neotropicais de Theclinae estão localizadas no Eumaeini. 
A tribo não está particularmente bem representada nas coleções, então até recentemente uma alta porcentagem permaneceu sem estudo e foi arquivada inadequadamente no gênero 'conveniência' Thecla . Muitos taxonomistas tentaram racionalizar a sistemática dos Eumaeini, sendo o mais recente Robbins que publicou uma revisão em 2004, reclassificando os táxons em 83 gêneros. Atualmente existem 1058 espécies conhecidas. Levando em conta seu pequeno tamanho, comportamento secreto e as grandes semelhanças entre muitas espécies, estima-se que cerca de outras 200 espécies permaneçam por descobrir.
O gênero Pseudolycaena compreende apenas 2 espécies - damo da América Central e marsyas que ocorre da Colômbia ao Paraguai, e também é encontrado em várias ilhas do Caribe.
Pseudolycaena marsyas é enorme em comparação com a maioria dos outros fios de cabelo, medindo quase 6 cm de envergadura. A superfície superior das asas é azul metálico, embora a tonalidade varie de acordo com a localização, do ultramarino nas formas caribenhas ao azul turquesa no Paraguai. Na maioria das formas os machos têm um ápice falcado. Todas essas formas são alocadas a uma única subespécie - Pseudolycaena marsyas marsyas . Ambos os sexos têm cauda.
Habitats
Esta espécie é encontrada em habitats florestais semiabertos perturbados em altitudes entre o nível do mar e cerca de 900m.
Ciclo da vida
Para ser concluído.
Comportamento adulto

As borboletas são geralmente encontradas como singletons e normalmente são encontradas sentadas na folhagem de arbustos, plantas herbáceas ou gramíneas. As fêmeas às vezes são observadas nectarizando as flores, mas os machos são mais comumente vistos bebendo da superfície das folhas. Eles também absorvem em caules, presumivelmente para se alimentar de secreções de pulgões; mas também pode sequestrar alcalóides do ergot (um tipo de fungo que afeta caules e folhas).

Citação: 

The butterflies are usually encountered as singletons, and are typically found sitting on the foliage of bushesherbaceous plants or grasses.

                   FÊMEA

Espécie identificada no Grupo Borboletas e Mariposas Neotropicais, por Enéas Vasconcelos Gouvêa Junior e Pedro Alvaro Neves 


.....                                                      .......       .......
                 BORBOLETA DUAS CARAS

As borboletas são especialistas em técnicas de camuflagem das mais variadas formas possíveis. A Pseudolycaena marsyas não deixa por menos. Quando vi uma dessas pela primeira vez não entendi nada. De cara, achei que eram duas borboletas copulando, mas depois dei uma pesquisada e vi também que essa borboleta não é tão incomum assim. Então vi que eu, um provável predador, também fui enganado por essa falsa de “duas caras”.
Um ponto escuro parecido com um olho e, alguns filamentos no final do segundo par de asas, quando movimentados pelo vento simulam antenas confundindo predadores e evitando ataques por trás. A natureza é fantástica, não é mesmo?

Citação: Achei super interessante este comentário de Kito Exner, que tomei a liberdade de anexa-lo

BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 81
.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário