sábado, 5 de agosto de 2023

Mechanitis lysimnia lysimnia


Nome Científico: Mechanitis lysimnia
Família: Nymphalidae
Ordem: Lepidoptera
Distribuição: Comum em todo o Brasil.
Alimentação: É atraída por flores (como as do cambará) ou procura alimento em plantas herbáceas (que têm a consistência e o porte de erva).
Reprodução: A postura dos ovos é feita basicamente de modo isolado. Eles ficam presos a brotos ou gavinhas, em geral de várias espécies de maracujás. A lagarta, por sua vez, é esbranquiçada e espinhenta.

A borboleta maria-boba tem, em média, 70 milímetros de envergadura. Dona de um voo lento, o que varia em sua rota é altura que sempre altera entre o chão e o céu.

Embora seja bastante visível, sobretudo para seus predadores, normalmente voa descansada. A razão é simples: como assimila as substâncias tóxicas dos alimentos que digere, se torna venenosa na fase adulta.

Vive, em média, de 90 a 180 dias. Algumas espécies desta família possuem características peculiares (leia-se a alimentação à base de pólen e o agrupamento noturno).

CitaçãoMaria-boba - notícias em Fauna - G1 - Globo

6 de jan. de 2015 — Nome Científico: Mechanitis lysimnia ; Família: Nymphalidae ; Ordem: Lepidoptera ; Distribuição: Comum em todo o Brasil. ; Alimentação: É atraída ...


https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/01/maria-boba.html

A espécie foi identificada no Grupo do Facebook, Borboletas e Mariposas Neotropicais pelo Supercolaborador Miguel Stefanelli.

BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 112


Nenhum comentário:

Postar um comentário