sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Ipê-amarelo

 Handroanthus ochraceus

Família Bignoniaceae


Nomes populares - ipê-amarelo, ipê-cascudo, piúva, tarumã, ipê-do-campo, ipê-do-cerrado, ipê-pardo, pau-d'arco-do-campo

Características morfológicas - Altura de 6-14 m, com tronco de 30-50 cm de diâmetro. Folhas compostas com 5 folioladas; folíolos  densamente pilosos, principalmente na face inferior que é também mais clara, de 4-9 cm de comprimento por 3-5- cm de largura. 

Ocorrência - Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais (Arceburgo-MG), São Paulo e Paraná, no Cerrado e na floresta latifoliada semidecidua da bacia do Paraná.

Madeira - Muito pesada (densidade 1,01 g/cm³) muito dura ao corte, de alta resistência mecânica e de longa durabilidade mesmo quando em condições favoráveis ao apodrecimento.

Utilidade - A madeira é própria para usos externos, como postes, dormentes, cruzetas, etc., para acabamentos internos de construção civil, como assoalhos, batentes, degraus de escadas, lambris, esquadrias, etc., para confecção de peças torneadas, como bolhas de bocha e boliche, instrumentos musicais, para carrocerias, cabos de ferramentas, etc. Seu florescimento exuberante é um espetáculo da natureza, que estimula seu emprego no paisagismo em geral;  infelizmente seu uso na arborização urbana é bastante escasso até o o momento. Como planta adaptada a terrenos secos, é útil para plantio em áreas degradadas de preservação permanente.

Informações ecológicas - Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, característica do cerrado situado em terreno bem drenado. Apresenta dispersão uniforme e bastante frequente, ocorrendo principalmente em formações secundárias. Produz anualmente grande quantidade de sementes.


Fenologia - Floresce a partir do final do mês de julho, prolongando-se até setembro com a planta totalmente despida de folhagem. os frutos amadurecem a partir do final de setembro até meados de outubro.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Um quilograma contém cerca de 72.000 sementes. Sua viabilidade é inferior a 90 dias.

Produção de mudas - As sementes deve ser postas para germinar logo que colhidas, em canteiros os embalagens individuais contendo substrato organo-arenoso. A emergência ocorre em 10-15 dias, a taxa de germinação geralmente é superior a 80%. Transplantar as mudas dos canteiros para as embalagens individuais quando alcançarem 3-5 cm. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio em local definitivo em menos de 5 meses. o desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado.

Citação: Árvores Brasileiras - Harri Lorenzi - Volume 1

Espécie identificada por Antonio Carlos Scutti.


ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 73



















SCUTTI


Nenhum comentário:

Postar um comentário