terça-feira, 3 de abril de 2012

Ninhos de beija-flores

Formas/Tipos/Material usado

Os ninhos dos beija-flores são bastante característicos e de  formas diversas. Normalmente utilizam para sua construção vários materiais, ora com mistura, ora muito regulares, ou seja, com um só tipo de material, que é fixado por uma secreção produzida pela femea e também por fios de teia de aranhas, ou de insetos, como a teia de Phorideos, sendo este material de insetos mais raramente utilizado. O local escolhido para instalação e construção do ninho é variável, vai desde um metro de altura do solo até mais de 35 metros. O ninho pode estar fixado sobre um ramo. Este pode estar em um nível plano ou inclinado, como pode estar entre uma forquilha, o que é mais raro. Muitos beija-flores fixam o ninho sob uma folha de helicônia, bananeira, ou ainda em uma pínula da folha de palmeira, geralmente próximo da extremidade e também sempre na página inferior; outros ainda como o fazem os representantes dos gêneros Chlorestes, Florisuga e Melanotrochilus, constroem seu ninho sempre na pagina superior de uma folha rígida, usando unicamente material sedoso e fofo, sem qualquer ornamento exterior, a não ser teia de aranha. Muitas especies tem preferência para instalarem seus ninhos em ramos suspensos onde a plataforma inferior seja água, em rio ou córrego e alguns como Topaza pella preferem onde haja cascatinha por vezes apenas quarenta contimentos do nível da água. A chave para classificação de ninhos é de A.Ruschi, 1949-1973; esta baseado no formato, material empregado e fixação no suporte.

Citação
 Augusto Ruschi - Aves do Brasil - Volume IV


Foto que fiz do beija-flor-rabo-branco-acanelado(Phaethornis petrei) dentro da minha sala, numa distancia de 1 metro da minha mesa. Esta pegando algodão, para fazer seu ninho, que pendurei  acima do sino da felicidade. Aprendi esta prática com meu pai, na minha infância. Tinha no nosso quintal uma enorme mangueira comum, um arame farpado, era amarrado na mangueira e em outro ponto. Era o local que minha mãe pendurava as roupas para secarem, ali meu querido velho. amarrava chumaços de algodão para os beija-flores construírem seus ninhos. Viram a origem do meu amor pelos beija-flores....meu pai...infância...depois....Augusto Ruschi.....Johan Dalgas Frisch.

DICA: Coloque chumaços com algodão ou paina , pendurados na varanda, janelas da sua casa.
Os beija-flores virão colher material para sus ninhos



Esta amiguinha esta chocando, na varanda da minha casa. O ninho foi feito na trepadeira sapatinho-de-judia.
Como a Natureza é bela, da minha rede preguiçosa tenho esta visão.

DICA: Observem que coloquei um arame, façam isto no espaço que tiverem.
Amarrem um pedaço de arame, ou fio de cobre, na ponta façam um contorno, os beija-flores virão fazer seu ninho.

165 comentários:

  1. muito legal sua matéria,adoro o seu blog,e gosto muito de beija-flores se bem que na minha casa parece uma mata só de flores para eles, e vou fazer isso na minha varanda também!!acho muito legal de sua parte!!continue ajudando os beija flores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ademir, adorei o post, tenho muito interesse por beija-flores, adoro, vou tentar essas dicas para o ninho, aqui no meu jardim só aparecem dois beija-flores um bem pequeno esverdeado e um grande preto com o rabo tipo em y, tenho varias plantas que eles vivem visitando, mas não sei por não vem mais outros.
    Obrigada pela visita e comentário, lá no meu jardim, adorei!
    Abraços e uma boa pascoa !

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo!!! tem um beija flor fazendo ninho na sala da casa da minha tia, tem uma samambaia pendurada lá, e ele está fazendo seu ninho no fio de arame que sustenta a planta, no terreno do lado tem algumas ovelhas e acredito que ele esteja usando a lã que cai delas para sua construção. É emocionante ver aquele bichinho tão pequeno construindo, dando mil votas atráz do material para sua casa!! Adorei o blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Milena
    Obrigado.
    Qual é sua cidade, e estado.
    um abraço
    ademir

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se o beija-flor utiliza um ninho ja pronto(feito por outro beija-flor)?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, coloque seu nome e cidade, gosto de saber.
      Não sei te responder.
      Porém, ele sempre usa o mesmo que ele fez, a não ser que seja molestado.

      Excluir
    2. Sim. Aqui isso aconteceu. Uma beija flor chocou duas vezes e depois outra , acredito que a filha dela chocou no mesmo ninho.

      Excluir
  6. Mel Abreu, Timoteo MG.
    Uma beija-flor fez o ninho em minha casa, chocou 2 ovos...e agora + ou - 2 semanas apos os filhotes terem saido do ninho, "ela" voltou esteve no ninho...parece que reformando...algumas pessoas disseram que posso retirar o ninho , mas nao o fiz ai deu nisso...acho q talvez a propria ou outra da mesma especie queira reutiliza-lo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ MEL,
      SOU MARIA ANA DE MS.
      EM MINHA CASA ACONTECEU A MESMA COISA, ATE A ULTIMA VEZ QUE CONTEI ESTAVA NA 6ª VEZ, AGORA JA PERDI AS CONTAS DE QUANTAS VEZES ELA OU ELAS FORAM LA PARA BOTAR.
      INICIOU ANO PASSADO.

      Excluir
  7. Bom dia Ademir meu nome é Fabiana sou de Juiz de Fora MG.
    Como Deuse maravilhoso e a natureza perfeita,tenho em minha varada muitas flores pois adoro e coloquei um sino de vento muito bonito cheio de golfinhos mas ele é bem discreto, e hotem descobri um ninho de beija flor nele e tem dois ovinhos lindo D+...já tinha uma semana que esta observando alguns beija flores passeando por aqui até coloquei para eles um bebedouro de agua que eles por sinal adoraram e agora descobri este ninho amo estas coisas adoro a natureza...perfeito.. gosrataria de posta uma foto para vc ve. um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ola, ADemir.
    Um beija flor fez um ninho lindo aqui em casa, na parte superior de um caibro no rancho da churrasqueira.
    Acontece que fui viajar uma semana e quando voltei o ninho tinha sumido.
    Sera que ele come o ninho depois que os filhotes ficam adultos:?

    vc sabe de algo?

    obrigado

    Adalberto Betti

    Cidade de Tremembé - SP

    adalbertobetti@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não come. Pode ter caído ou tirado por alguém ou algum animal.

      Excluir
  9. Nossa Ademir que legal, somos tão amigos e eu não sabia dessas dicas, quero fazer lá em casa tbém.

    ResponderExcluir
  10. Rosangela Oldemburg20 de maio de 2013 às 01:25

    Muito gostoso esse blog. Parabéns Ademir. Agora que aprendí um pouco sobre beija-flores vou fazer aqui no meu paraíso as dicas que vc ensinou para atrair mais deles aqui e quem sabe eu ter a felicidade de ver ninhos deles eapalhados por aqui.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Meu caro, aqui em casa apareceu um beija-flor há mais ou menos 2 anos ela fez o ninho e já colocou ovos chocou umas 3x uma vez saiu 1 filhote depois teve 2 filhotes um caiu morreu o outro vingou agora colocou mais 2 ovos os 2 nasceram
    e deu prá ver os biquinhos ontem, ela fica fazendo um barulhão, acho que é prá eles acordarem,enquanto digito ela até entra aqui no quarto rapidão e sai, fui até lá fora prá ver os dois estão quietinhos e ela toda inquieta fazendo o maior alarde.Estou na dúvida se coloco uma escada prá ver se posso fazer alguma coisa ela parece aflita e como se me chamando prá fazer alguma coisa o ninho está em cima do cano que vêm da rua com a luz.Estou em Belo Horizonte.O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliete
      Boa noite
      Semana passada vindo da Bahia dormi ai em BH, quase coincidiu de estar ai. Enfim.
      Sem estar ai, sem saber a espécie, fica dificil.
      Alguns são mais barulhentos sim.
      Não interfira, deixe as coisas acontecerem.
      A não ser que um filhote cai do ninho, etc.
      Parabéns pela preocupação com seres tão frageis.
      Tenho um blog so sobre beija-flores, conheça-o
      beijaflorespelasamericas.blogspot.com
      obrigado, boa noite

      Excluir
    2. Boa tarde, pelas fotos é o beija-flor tesoura verde e azul.

      Excluir
    3. Olá,Eliete. Também aconteceu isso comigo ano passado, quando um lindo beija-flor começou a entrar em meu quarto e piar desarvoradamente. Onde eu ia, ela ia atrás... Até que resolvi olhar para o alto e, voilá: estava construindo um ninho bem perto da janela do meu quarto! Fui correndo em uma casa de produtos veterinários e comprei um pozinho para diluir na água a fim de que a futura mamãe se alimentasse corretamente. Desde então, já sairam desse mesmo ninho seis lindos filhotes que, achooooo, voltaram para chocar. Pois em menos de um ano, já foram três gerações aqui nascidas!*rs E em uma ocasião, jamais me esquecerei, a mãe piava desesperada meio que me chamando: um dos filhotes, na tentativa do primeiro voo, estava em uma árvore do outro lado da rua. Fui correndo para lá a tempo de evitar que ele caisse no meio a rua e fosse atropelado por um ônibus que passava (ufaaaaaaaaaaaa). Cuidei dele por uma noite e, no dia seguinte, logo pela manhã, a mãe veio à minha janela piando alegremente, sobrevoando toda a casa em busca de seu filho "pródigo"! Foi um lindo reencontro. E agora a quarta geração de beija-flor está crescendo aqui bem pertinho de mim!

      Excluir
    4. Alguém poderia me informar quantas vezes uma beija-flor choca durante um ano? Desde setembro de 2012, já presenciei quatro chocas (está acontecendo nesse momento a choca). Será que uma das filhotes retornou ao local de nascimento? Isso é possível?

      Excluir
    5. Claudia
      Eles chegam a chocar até 3 vezes por temporada/periodo.
      Eles repetem sempre o mesmo ninho, fazendo superposições, retocando o antigo ninho. So abandonam este ninho se forem incomodados.

      Excluir
  12. pois é, um amiguinho destes está fazendo um ninho bem em frente da porta do meu escritório, na pequena tuia do jardim, a uns 1,60 do chão, em Belo Horizonte. Já tem dois ovinhos e claro, fiquei muito feliz com esse hóspede inesperado!

    Paulo

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um Beija-Flor que fez seu ninho no varal da lavanderia de casa,tem dois(2) ovinhos,o que faço para NÃO espanta-lo, toda vez que ele(ela) nos vê sai voando,e não choca os ovinhos direito,,eu fico com dó ,mas não posso fazer nada porque a lavanderia tem sempre alguem se movimentando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evite o maximo que puder ir lá. Porém, se precisar pode ir, os beija-flores assimilam bem a presença humana. Eles as vezes saem do ninho no começo da incubaçao, depois firmam e ficam bastante tempo no ninho.
      Ignore-os, eles seguirão um curso normal.
      abs

      Excluir
  14. Olá Ademir,
    Sou de Americana - Interior de SP, foi surpreendida por um ninho de beija flor na sacada de meu apartamento, veja a foto neste link: https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/t1.0-9/q82/p526x296/10616069_939816846034352_3321282569293251006_n.jpg
    Os filhotes nasceram faz mais ou menos 1 semana, não sei a espécie, mas estamos muito felizes pois além da superstição é encantador ver o poder da natureza, eu tenho uma fonte na sacada e a mãe pega água e leva para os filhotes com muita facilidade já que está perto.
    Pelo que li nos comentários acima, se eu não tirar o ninho depois que os filhotes forem embora existe a possibilidade de outras reproduções no mesmo ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Karina
      Se eles não forem incomodados, molestados, eles continuarão a usar o mesmo ninho.
      abs
      ademir

      Excluir
    2. Na minha casa tem um ninho na luminária da área gurmet já chocou 3 vezes eu nem faço mais churrasco em casa deixei livre pra elas ficarem no ninho o interessante é que assim que os filhotes vão embora ela volta pra botar d novo e alguns dias começa a chocar

      Excluir
  15. Ademir desde o ano passado fui presenteada por um beija flor, ele fez seu ninho em um cãibra externo no telhado da minha casa, ano passado chocou 2 vezes, este ano chocou 2 vezes e hoje vi que está chocando novamente pela 3 vez me surpreendeu pois acerca de no máximo um mês os filhotes voaram, será que mais de um choca no mesmo ninho ou é normal chocar em tão pouco tempo? Cada cria foram 2 ovinhos, os bichinhos são muito lindos me sinto privilegiada em te los e por isso estou me interessando em conhecer melhor o mundinho deles, desde já te agradeço se puder me ajudar. Edna (araraquara)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna
      Boa tarde
      Parabéns por eles escolherem sua casa, para criarem seus filhotes.
      Eles chocam mais de uma vez por ano sim.
      Se não forem molestados/incomodados, repetirão sempre o mesmo ninhp.
      Me ,mande fotos.
      estou no facebook, também
      abs

      Excluir
  16. Ademir desde o ano passado fui presenteada por um beija flor, ele fez seu ninho em um cãibra externo no telhado da minha casa, ano passado chocou 2 vezes, este ano chocou 2 vezes e hoje vi que está chocando novamente pela 3 vez me surpreendeu pois acerca de no máximo um mês os filhotes voaram, será que mais de um choca no mesmo ninho ou é normal chocar em tão pouco tempo? Cada cria foram 2 ovinhos, os bichinhos são muito lindos me sinto privilegiada em te los e por isso estou me interessando em conhecer melhor o mundinho deles, desde já te agradeço se puder me ajudar. Edna (araraquara)

    ResponderExcluir
  17. Estou triste ela fez o ninho lindo, a gata destruir derrubou os ovinhos, eu tentei proteger, mas não adiantou. Ela esta triste de um lado para outro...
    Mari Campo Grande MS

    ResponderExcluir
  18. Quanto tempo os filhotes podem ficar sem a mãe...ela não voltou p o ninho p alimenta-los por duas horas...Eles têm só 5 dias....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes demoram um pouco, mas voltam. O importante é sempre ficar monitorando, pode acontecer da fêmea ser atacada por algum predador, e não voltar, dai terá que cuidar deles. Observe.

      Excluir
    2. Olá aconteceu isso aqui em casa.
      Como posso alimentar o bebê beija flor?

      Excluir
  19. Ola, fui surpreendida por um maravilhoso ninho de beija flor mas ela sumiu e abandonou o ovinho,estamos preocupado por favor me diz o q fazer eu tenho um ovo no ninho e sem a mae para chocalo.
    Tenho medo q já seja tarde de mais já se faz 3 dias q não vimos ela..
    Me responda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ainda esta botando os ovinhos,as vezes pode demorar um pouco para começar a chocar. mas neste caso, se a femea não voltou, pode ser que foi atacada por algum predador, ou ai ela foi molestada por gato, ou outro animal.

      Excluir
    2. Aqui em casa aconteceu a mesma coisa. Estou muito preocupada. O que faço?

      Excluir
  20. Boa noite na minha casa coloquei um bebedouro para tratar dos beija flores, no qual vem várias espécies, é um show de cores, é a segunda vez que recebi a graça de ter um beija flor com ninho no meu terreno, da outra vez tinha 2 ovinhos, mas sumiu, ja desta vez ela chocou dois filhotinhos, mas monitorando todos os dias notei que estavam com bernes, fiz várias pesquisas a respeito, e nada encontrei sobre o que fazer, sei que não é bom interferir na natureza, mas sentia muita dó de vê-los daquele jeito então pedi que Deus me ajudasse e Como uma pinça retirei os bernes, infelizmente um morreu. Eu deveria tê-los deixados com os bernes, não faria mal à eles continuarem daquele jeito?Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  21. Bom dia. Onde voce mora?mande fotos dos beija-flores fotografados ai.. Procure não interferir.

    ResponderExcluir
  22. Por favor, alguém pode me orientar, tenho há anos um beija-flor na varanda que já produziu diversas ninhadas,já tive que improvisar berços e alimentar bebes diversas vezes... mas desta vez ela abandonou os ovos, passou o prazo de nascerem e acho que ela se cansou de esperar... não sei como proceder, me ajudem por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor coisa é não interferir. A não ser em extremos quando filhotes caem do ninho, etc. Quando abandona o ninho, pode ser que foi molestada, por gato, lagartixa, etc...

      Excluir
  23. Grata, Ademir pelo "help", fico preocupada sem saber se posso retirar os ovinhos do ninho, ou se devo esperar que ela mesma o faça, ou será ela pode voltar a choca-los mesmo depois de abandoná-los por dias consecutivos? Desculpe-me quero ajuda-los mas não sei como agir, me sinto impotente. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fêmea faz a postura e em seguida começar a chocar. Para abandonar algo aconteceu, foi molestada. Talvez pode ter sido pega por algum predador. Não são de abandonar o ninho sem motivo. usam sempre o mesmo ninho, porém, um ninho abandonado não é usado por outro beija-flor

      Excluir
    2. Muito obrigada, Ademir, para meu alivio, ela tem voltado para o ninho, mas permanece muito pouco sobre ele, não tem dormido nele mais, pode ser que realmente tenha algo incomodando-a, embora seja muito difícil o acesso vou ter que descobrir, grata pelas orientações, que Deus o abençoe.

      Excluir
    3. Olá,estou com um problema com um ninho na minha palmeira hafis. Tem uma beija flor chocando 2 ovinhos a 4 dias e ela não pára no ninho. Agora a noite fui ver se ela estava lá e vi que estava cheia de pernilongos picando ela. Ela parecia que estava sem perceber pois dormia. Eu quis ajudar e tentei soprar para tirar os pequenilongos dela. Mas ela se assustou e saiu batendo as asinhas na parede e voou pra longe!!!Tô muito triste...será que ela vai abandonar o ninho?Era noite...TÁ muito escuro...mas vcs acham que ela consegue voltar???

      Excluir
    4. Rose, bom dia.
      Nunca interfira, deixa a natureza seguir seu curso. Os beija-flores até comem certos insetos, Aguarde...talvez volte. Os beija-flores se não forem molestados, usarão sempre o mes op ninho, mesmo local. Se tiver face, me adione lá, e vá dando informa~çoes.

      Excluir
  24. Oi Ademir! Uma beija flor fez um ninho num galho de uma pequena amoreira e bem debaixo da minha sacada. Tem lá um filhotinho e não tenho visto ela vir alimentá-lo. Falei com o pessoal da policia ambiental daqui (Mogi das Cruzes/SP) e eles disseram para não incomodar pois ela deve estar vindo sim, nós é que não a vemos. Por quanto tempo os filhotes permanecem no ninho? E qual a frequência que a mãe vem alimentá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia boa tarde.
      Pode acontecer dela estar tratando sim e vc não ver, no começo tratam bastante, depois pode diminuir. Não chegue perto do ninho, para não incomodar, deixe natural. Pela evolução da plumagem saberá se esta tratando ou não. Na minha casa uma femea parou de tratar, algum predador podem ter pego ela, dai tratei com seringa sem agulha, com água e açúcar. Os filhotes nascem ao 13 dia e abandonam o ninho do 20 ao 30 dias

      Excluir
  25. Um ninho de beija-flor apareceu na corda do toldo de minha janela. Havia dois ovos. Numa ventania, a beija-flor ficou no ninho um tempo e, depois, sumiu, assim como os ovos. O ninho ficou no mesmo lugar. Beija-flor transporta os ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, estas coisas acontecem. N]ao ele não trasporta seus ovinhos não. Geralmente quando não são molestados eles retornam ao mesmo ninho sempre.
      De onde vc é ,faça fotos do ninho e me mande.abs

      Excluir
  26. Que bacana Ademir, eu também adoro esses bichinhos, aqui em casa tem um preto que é muito manso, esses dias ficou me rodeando,parecia q queria me bicar, achei muito bacana. O problema q tenho q tirar as garrafinhas a noite, os morcegos vem e secam o néctar q coloco. Lauro Arceburgo MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauro, que bacana.
      Vamos combinar de vc deixar as garrafinhas por algum tempo a noite, e avisar-me.
      Quero fotografar os morcegos para colocar no blog.

      Excluir
  27. Boa noite Ademir.
    Estou com 2 filhotes de +- 10 dias. Um deles caiu 2 vezes no chão e na segunda eu o tratei, por um dia, numa caixinha. Achei o ninho pequeno demais e inclinado, e penso que o vento e a chuva ajudou ele a cair. Fiz um ninho artificial e coloquei próximo ao ninho original,a mamãe não se interessou em alimentar-lo, então eu o recoloquei no ninho original. Fiz uma rede de proteção, para não cair no chão, e estou preocupado se a mamãe vai alimentar os dois.
    Gilson Coelho SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo entendo sua preocupação. Geralmente eles estranham qualquer interferência, mas observe se ela não tratar, faça água doce e com contas gotas alimente-o.

      Excluir
  28. Obrigado. Ademir, endireitei um pouco o ninho (com a ajuda de arame) e o beija flor parou de cair por 3 dias e hoje abriu um buraco por baixo do ninho e o filhote caiu de novo. Acabei de remendar o ninho (com manta de jardim) e o recoloquei. Estou percebendo que o que fica no ninho esta mais forte do que o que cai sempre ( que tem o papo bem pelado ).
    Gilson Coelho SP

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, Ademir, tudo bem? Em busca de descobri que espécie de beija flor que vem em.casa todos os dias por volta das 19:30hs o estranho que ele não para igual ao que vem pela manhã , e meu marido acha que não é beija flor diz que pode ser um morcego, to preocupada , lembro que pela manhã vem um todos os dias Azul escuro ele deixa de vir por volta das 18:30hs ,não consigo fotografar o que vem a noite mas ele é escuro , não tem pico igual beija flor mais populares e não fica parado bebendo água como de costume as espécie fazem , ele faz muitos vôo razante, o que devo fazer tirar a garrafinha? Obrigada

    Alessandra Andreassi
    Taboão da Serra - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisaria de fotos. Mas pelo horário, ja quase de noite, pode ser morcego sim. mas não vejo problemas, não.

      Excluir
  30. Boa tarde tenho um ninho de beija flor na garagem ela fica com o bico pra cima às vezes. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde tenho um ninho de beija flor na garagem ela fica com o bico pra cima às vezes. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O local é quente, pode ser calor. Mas precisaria de mais detalhes.

      Excluir
  32. Bom dia.
    Tem um beija flor que já colocou ovos três vezes em duas câmeras de segurança diferentes aqui no prédio. Aparentemente os ovos nao vingam. O pássaro não prepara o ninho simplesmente coloca no suporte da câmera. Gostaria de ajudar esse pássaro com um ninho mais apropriado. Oque faço?

    ResponderExcluir
  33. Bom dia.
    Tem um beija flor que já pôs ovos três vezes em duas câmeras de segurança aqui do prédio.
    Ele simplesmente põe os ovos em um espaço do suporte. Não prepara o ninho com nada. E fica chocando. Aparentemente não conseguiu vingar nenhum. Gostaria de saber oque posso fazer para ajuda-lo? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde fica isso meu amigo, qual cidade?
      A melhor coisa é não interferir, voce consegue enxergar...deve haver ninho sim.
      mande fotos se possivel
      abs

      Excluir
  34. Boa tarde! Voltando viagem, descobri dia 2 ninho com 2 ovinhos, atrás antena tv. Não sei qdo pôs, mas está chocando. Sempre tive bebedouro com água filtrada, bate sol tarde. Cabeça azul escuro, corpo verde furta-cor e rabo preto em tesoura. Evito ir varanda máximo. Qdo nascem? Rio-RJ, Todos os Santos (ap 4º andar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evitar de deixar bebedouro no sol, se não pode fermentar a solução. Eles nascem em 13 dias, com 25 dias saem do ninho. Deve ser o beija-flor tesoura. Parabéns pelos novos visitantes.

      Excluir
  35. Não uso solução. Sábado noite não dormiu ninho, nem apareceu hoje. Já deveriam ter nascido. Pode ser 1ª postura, não soube chocar o suficiente? O que fazer com os ovos galados/abandonados, posso tirar? Plantei até hibisco, para ter néctar por perto.

    ResponderExcluir
  36. Muito interessante essa matéria.
    Estou precisando muito de um ninho de beijar. Se alguém tiver em seu jardim um ninho que eles não utilizem mais e entrar em contato comigo, fico muito grato, pois moro em Curitiba, tenho procurado e não encontro.
    Podem escrever para meu email,
    s_tosette@hotmail.com
    Sérgio

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde, muito interessante essa matéria, quando ia para o guarujá sempre tinha muitos beija-flores por la. Moro em Curitiba, estou precisando de um ninho de beija-flor, caso alguém tenha e não seja mais utilizado e puder entrar em contato comigo, s_tosette@hotmail.com, fico muito grato.
    Sérgio

    ResponderExcluir
  38. Gavião rondando, receio que a tenha pego. Posso retirar os ovos? Há possibilidade de outra utilizar o mesmo ninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oura ave dificilmente usa o ninho de outra. Deixe tudo natural,não interfira.

      Excluir
  39. Boa tarde Ademir! Uma beija flor fez um ninho em um dos caibros da minha área ela colocou dois ovos e agora percebi que ela abandonou o ninho com os ovos o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes ainda vai cobrir os ovos...espere. Também pode ter sido atacada por algum predador. Espere. Deixe a natureza mostrar o que aconteceu. Abs

      Excluir
  40. Faz um dias que venho notado um beija flor parado na minha árvore. Fica ali por horas. Hoje notei ele voar e entrar num ninho na mesma arvore.. Me deu muita alegría.. Vou cuidar dos predadores. Magistério RS

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde.
    No final do ano 2016, o beija flor fez um ninho , na área do fundo, entre o caibro e telha, especificamente no fio elétrico dá buzina do alarme da cerca elétrica. Teve dois, nasceram e voaram. Mas depois achei mais 2 ovinhos e não foram dá frente algum bicho deve ter comido, só vi. as cascas. Depois novamente mais dois botou um dia 04/03 e outro dia 05, chocou vários dias, depois sumiu, tirei foto o ovo estava trincado e parece que estava saindo, mas não via o beija flor. Passaram vários dias. Sempre tirei foto, estava preocupada. Mas o Beja flor começou a rodear o ninho agora entre 22/04 e fiquei muito curiosa e ontem tirei uma telha para ver, surpresa tinha 2 ovos. Ontem 30/04 coloquei uma luva fina de plástico e peguei os ovos na mão, pq achei que era os ovos dá outra ninhada que estava trincado, por minha surpresa são outros, novos, mas está ausente do ninho, estou preocupada (talvez nunca deveria ter me aproximado é tirado os ovos para ver)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca interfira. A não ser que haja necessidade extrema. O beija-flor, se não for molestado repetirá sempre o mesmo ninho.

      Excluir
  42. Boa tarde, cara, ja tem um tempo que descobri um ninho de beija-flor aqui em minha casa, porem nao tenho conhecimento algum, a fêmea ja havia botado ovinhos uma vez, e agora pela segunda vez ela está fora á pelo menos 24horas e eu estou preocupado, não sei o que fazer. ALGUEM PODE ME AJUDAR POR FAVOR? Não quero perder os ovinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não interfira. Deixa a natureza seguir seu curso. O beija-flor faz seu ninho, e cria seus filhotes, se não for molestado sempre repetirá o mesmo ninho.

      Excluir
  43. Oi Ademir, sou de BH! Hoje, felicíssima descobri um ninho de beija flor em uma ripa de meu telhado. Li uma vez que receber a visita de beija flores é porque a casa tem boa energia!posso colocar uma escada, para ver o ninho?.. Só ver.. Não tocar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila.
      Boa noite.
      Não faça isto.
      Mantenha distancia,não interfira, não aproxime.
      Se forem molestados, poderão abandonar o ninho.
      Mas, não sendo incomodados, serão criarão seus filhotes no mesmo lugar.

      Excluir
  44. Uma beija flor fez um ninho no gancho da cordinha do meu toldo e botou dois ovinhos e agora tem dois dias que não aparece no ninho estamos todos triste isso é normal acontecer ?me chamo Rita e gostaria muito da resposta se possivel pelo email ritinhaf@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer sim. Espere, não interfira, não coloque a mão no ninho...

      Excluir
  45. Pela segunda vez o beija flor fez ninho no meu jardim primeiro nasceu um filhote agora foram dois,não consegui acompanhar dessa vez por isso não sei quantos dias estão, mas estou preocupada não vi mais a mãe e eles ficam com o bico aberto muito tempo, como aqui é muito quente (Belém Pa)penso que pode ser calor, mas se for fome? O que fazer? Me dê uma esclarecida por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique atenta. SE a fêmea não voltar terá que tratar. Nos comentários acima tem como proceder. Qualquer coisa me passe mensagem.

      Excluir
  46. Obrigada,como so estou a partir da tarde só posso observar neste horário

    ResponderExcluir
  47. Oi Ademir,
    Sou aqui de Curitiba e preciso muito de sua ajuda.. Um beija-flor verdinho fez um ninho num galho da "primavera" que cobre a garagem.. Colocou dois ovinhos. Há alguns dias nasceram, não percebi exatamente o dia que nasceu. Sempre que olhava (dava pra ver da porta de casa) ela geralmente estava no ninho. Hoje quando cheguei em casa percebi que ela voou e até agora não voltou. Isso faz umas 3 horas. O que faço se ela não voltar? Como devo cuidar dos filhotinhos e de quanto em quanto tempo alimentá-los? Será que eles sentem frio a noite quando a temperatura cai?
    PS: a plumagenzinha ainda é bem ralinha..

    Muito obrigada e por favor me diga alguma coisa..
    Abraços, Josiane Penkal Camargo

    ResponderExcluir
  48. Oi Ademir,
    Sou aqui de Curitiba e preciso muito de sua ajuda.. Um beija-flor verdinho fez um ninho num galho da "primavera" que cobre a garagem.. Colocou dois ovinhos. Há alguns dias nasceram, não percebi exatamente o dia que nasceu. Sempre que olhava (dava pra ver da porta de casa) ela geralmente estava no ninho. Hoje quando cheguei em casa percebi que ela voou e até agora não voltou. Isso faz umas 3 horas. O que faço se ela não voltar? Como devo cuidar dos filhotinhos e de quanto em quanto tempo alimentá-los? Será que eles sentem frio a noite quando a temperatura cai?
    PS: a plumagenzinha ainda é bem ralinha..

    Muito obrigada e por favor me diga alguma coisa..
    Abraços, Josiane Penkal Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde...geralmnete voltam...depois de chocarem não ficam direto no ninho não. Se não voltarem entre em contato, estou tb no face. abs boa sorte.

      Excluir
  49. Moro perto de mata,meu quintal é todo murado, não tenho outros animais em casa,e um beija-flor fez seu ninho em minha muda de mangueira. Por receio de interferir, mudando o ninho para um local mais seguro; medo da mãezinha abandonar seus dois filhotes, acarretou deles serem devorados por um gambá. Fiquei com sentimentos de que eu deveria ter interferido. Agora é tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez o correto, não interferir. Na natureza, na cadeia alimentar, funciona assim mesmo. Paciencia, dá dó sim...abs

      Excluir
  50. Boa tarde Ademir, ontem percebiq o beija flor fez 2 ninhos no caibro do telhado, o curioso é q ela fica reversando de ninho,isso pode acontecer? Sera q tem ovos nos dois ninhos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, não tenho conhecimento de que isto ocorra.
      Pode acontecer de levar material do ninho anterior, para o outro.

      Excluir
  51. Boa Noite, Estou com um ninho de beija-flor na mangueira do meu ar condicionado.. tem 2 dias q a mae nao vem chocar o ovinho que tem aqui dentro.. o q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere, não faça nada, não interfira. deixe a natureza fazer seu caminho.abs.

      Excluir
  52. Mariana de Mococa.
    Tinha um ninho novo de beija flor na árvore da calçada. Continha dois ovos, essa semana choveu e o ninho caiu, achei um ovo caído na floreira.
    O beija flor não apareceu mais e resolvi pegar o ninho caído e o ovinho e coloquei na árvore do meu quintal.
    Fiz isso ontem pela manhã . É correto isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo seria tentar colocar no mesmo lugar. Mas enfim, do jeito que era não será. Quem sabe ele se identificou com o lugar e voltará por ai. Aguarde.

      Excluir
    2. Agora que vi que és de Mococa. Legal. Tenho uma filha com seu nome. Estou no face, e tenho um blog, acompanhe. Abs.

      Excluir
  53. Mariana de Mococa

    Voltei o ninho para árvore da calçada. Mas vi que o ovo quebrou um pouco,a casca foi rompida e saiu um pouco de líquido e tem um cheiro; não sei se irá pra frente.

    Pode deixar, irei acompanhar. Abs

    ResponderExcluir
  54. Há dias acompanhando esta maravilha pois em uma samambaia sobre meu carro um ninho de beija flor com dois filhotes estava ate evitando utilizar este carro para nao espantar os novos moradores pois aí veio minha revolta em uma tarde ao retornar do trabalho e ir dar uma espiada verifiquei que algum gato havia predador os filhotes fiquei revoltado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece muito amigo. Lei da natureza. Podia ter usado o carro. As vezes usaram o carro como trampolim. Bola pra frente.abs.

      Excluir
  55. Amando ler tudo isso aqui. Estou tendo a alegria de ver uma beija-flor construindo seu ninho no varal de teto do meu ap no 4o andar. Muito emocionante dividir meu espaço com essa lindeza de criaturinha. Só preocupada com o primeiro vôo dos filhotinhos ja que passo o dia todo fora. Mas a natureza é sábia. Vamos aguardar os.proximos capítulos...rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Que bom. Qual é sua cidade. Você tem fotos. Me adicione no face.

      Excluir
  56. Ola. Sou de Goiânia, fiz um pergolado e coloquei um pé de flor de jade nele e uma flor artificial (com garapa) atraiu um beija-flor que logo fez seu ninho e chocou dois ovos. Nasceram os filhotes, li dos... Porem assim q estavam começando a bater as asinhas sumiu um, fui para o trabalho e cheguei só tinha um no ninho. Logo pela manhã ele voou para um galho da planta e a mãe dele apareceu para alimenta-lo e para sugar a agua da flor, porém o outro filhote sumiu. Estou na duvida, será que foi embora e não soube voltar? Ou se não voltou foi pq algum Bixo o pegou?(tinha um gato rondando aqui). No outro dia o outro também sumiu, já estava esperto... Será que só a mae volta mesmo? Os filhotes não voltam mesmo tendo comida?

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Jaelson.
    Os beija flores sempre usaram o mesmo ninho, se não forem molestados.
    Pode ser que o gato os pegou.
    Podem estar ai por perto e voce nem vai ver, durante um periodo a femea tratará deles, depois eles seguirão seu caminho.

    ResponderExcluir
  58. Obrigado por responder. Realmente o gato deve ter pego um. O outro esta aqui ainda, já voa, porem bem desajeitado. A mãe dele vem o dia todo cudar dele. O gato apareceu aqui novamente, estou no alerta para não perder outro beija-flor. O filhote já voa, mas é muito manso, o outro era muito mais esperto... Vou tentar cuidar p salvar esse. Ia tirar o ninho, dps de sua informação ou deixa-lo aqui. Obrigado.

    ResponderExcluir
  59. Minha vizinha insensível pediu para retirar o ninho do beija flor do telhado dela. Tem dois ovinhos dentro. Não me contive e trouxe o ninho para o meu jardim. Sob um vaso, próximo de onde ele ou ela vem se alimentar diariamente. Não toquei no ninho, coloquei luvas. Será que vou conseguir salvá-los? Alguma dica?

    ResponderExcluir
  60. Olá Ademir, vc sabe me dizer com quanto tempo a femea deixa de cuidar dos filhotes? Tem um ninho aqui com 2 filhotes, e toda noite a feminha estava no ninho, mas hj nao a vi.. sera que ela os abandonou? Ou aconteceu algo com ela?
    Como posso cuidar doa filhotes? Eles ja estao com penugenzinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe natural. Não interfira. A medida que vão crescendo ela fica menos no ninho.

      Excluir
  61. Vânia Melo, Olinda, Pernambuco.

    Ademir, parabéns e obrigada pelo blog.
    Na segunda quinzena de outubro, uma beija-flor de pescoço branco fez um ninho num pé de pinhão em nosso jardim, a um metro do chão. Ela colocou dois ovinhos e os filhotes nasceram com 15 dias. Para nossa grande tristeza e frustração eles morreram. Acreditamos por terem caído do ninho. A beija-flor ficou velando o ninho vazio por dois dias.
    Com 15 dias após a morte do último filhote, a beija-flor desconstruiu o ninho.
    Isso aconteceu na última semana de novembro. Depois disso, ela ainda apareceu em nosso jardim como se tivesse procurando algo.
    Pousava em nossa palmeirinha, mas não cheguei a vê la puxar a folha seca. Agora estamos com duas dúvidas: se ela destruiu o ninho para fazer um outro novo em outro lugar. E se ela poderia estar novamente choca para por novos ovinhos, com menos de dois meses da última postura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que estava com outro ninho nas proximidades. Acompanhe. Geralmente criam no mesmo ninho a vida toda, se não forem molestados/incomodados.

      Excluir
  62. Ademir, Vania Melo novamente.
    Então é comum a beija-flor por mais ovos no período de dois meses de separação?

    ResponderExcluir
  63. Boa noite!
    Um beija flor fez um junho na minha árvore. Teve 2 bebês e ficaram 1 mês e meio. Qd olhei hoje sumiram, mas a mãe continua vindo alimentar. Vi ela espirrando seiva no ninho. O que será que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga não entendi bem sua pergunta. Os filhotes, cresceram,abandonaram o ninho. Normal. Ela irá trata-los, fora do ninho, ai por perto, até eles conseguirem sobreviver sem auxílio dela. Apenas observe.

      Excluir
    2. Que bom. Essa mamãe me pedia água. Ela voava por cima de mim qd eu pegava a mangueira de água p molhar as plantas. Então eu jogava os chuviscos pro alto e ela tomava banho nela. Depois se sacudia e ía embora. Hj não vi os bebês já crescidos no ninho.Fiquei preocupada. Então ela parecia desesperada indo ao ninho e cuspindo seiva dentro do ninho vazio. Depois ele piava alto. Estou agora observando. Plantei 47 pés de frutíferas e muitas flores aqui pra que seja um habitat bem legal pra vida. Agora aguardo. Obrigada pelo retorno tão rápido . Abraço

      Excluir
    3. Eu vi. Ela está realmente alimentando eles fora do ninho. Que alívio. Obrigada

      Excluir
  64. Um beijão flor de plumagem preta meio esverdeada fez um ninho na minha sacada área urbana de Santo André, no ABC Paulista. Acontece que estou observando que há alguns dias que a femea não retornou pra cuidar dos filhotes que já nasceram a uns 12 dias. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  65. Um beijão flor de plumagem preta meio esverdeada fez um ninho na minha sacada área urbana de Santo André, no ABC Paulista. Acontece que estou observando que há alguns dias que a femea não retornou pra cuidar dos filhotes que já nasceram a uns 12 dias. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Leia todos comentários feitos aqui, talvez algum seja semelhante ao seu. Mas enfim, observe atentamente pode ser que esteja tratando sim em espaços mais longos e voce não notou. Se foi predada por algum gato, ou outro bicho. Voce deverá tratar.

      Excluir
  66. Um beija flor fez um ninho na minha janela está chocando os ovos há mais de um mês e nada, ela permaceu uns dias fora e voltou, acho que os ovos não vão chocar, mas o beija flor está no ninho ha mais de 2 meses em um lical muito quente, devemos interferir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não interfira. Espere. Leia os comentários pode ter algum semelhante.

      Excluir
  67. Bom dia Ademir! Estou com um ninho em minha casa, feito no fio do meu ar condicionado. Tenho acompanhado o processo e hj eles sairam dos ovinhos. A mamãe saiu, será que os abandonou? Devo fazer alguma coisa ? Alimentar os bebês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não interfira. Observe de longe, sem molesta-lo.
      Qual é seu nome.
      De onde voce é?
      Mande fotos, feitas de longe

      Excluir
  68. Estou com um beija flor com a asa defeituosa a um mês mas não sei o que fazer para ele voltar a natureza já estou muito apegado a ele,mas ele não consegue ir embora, todo dia solto ele no jardim mas ele não consegue se sustentar no ar,me ajude quero ve-lo livre apesar da tristeza q me causara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente ver algum veterinário, ou alguém especialista em aves, por perto. De onde voce é?

      Excluir
  69. Vou seguir suas orientações. Obrigada

    ResponderExcluir
  70. Um beija flor fez ninho na minha árvore colocou um ovo depois de 11dias coloco outro e depois de 13 dias do segundo ovo ela ficou estranha voava estranho ia no ninho e vinha na minha lavanderia voava envolta de mim como se quisesse me dizer algo e foi embora não voltou mais. O que pode ter acontecido? Hj olhei o ovo que ela botou primeiro estava com um pequeno quebrado o outro está inteiro.

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde amigo.
    Sempre aconselho aos amigos leitores, a lerem os comentários, pode haver um caso que tenha a ver com o seu.
    Mais vão aqui alguns recados básicos.
    Voce tem gato, a ave foi incomodada.
    Se não houver nada disto, ela sempre voltará e usara o mesmo ninho. Caso não tenha sido predada.
    Mas não interfira...deixa a natureza seguir seu curso.

    ResponderExcluir
  72. Bom dia Ademir
    Há 3 anos as grades da minha janela, no 3o andar, servem como suporte para um ninho de beija-flor. Sempre tomei muito cuidado em não abrí-la, pois tenho uma gata. Mas esta manhã tive a triste surpresa de ver que desta vez minha gata pegou a mãe na cobertura (uma área externa) Tenho algo a fazer? Como colocar algum tipo de comida perto do ninho para os filhotes se alimentarem? Ou tirar o ninho e colocá-lo em outro lugar? Sinto que tudo está perdido? ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo.
      Leia os comentários já feitos, poderão ajuda-lo.
      Porém, não sei que tamanho os filhotes estão.
      Mas faça uma solução com um copo americano, de água filtrada, para uma colher de açúcar, mexa bem. Com uma seringa sem a agulha , tente alimenta-los.
      Boa sorte

      Excluir
  73. Amigo Ademir, aqui em casa vem alguns beija-flores beber água no bebedouro que eu coloco, mais percebi que um voa bem devagar e estranho, será que ele está doente ou é uma fêmea que está chocando por isso voa assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil saber a distancia. Pode estar doente, ser velho, ou ter algum defeito.
      Nada a ver com femea chocando

      Excluir
  74. Boa tarde! Um beija flor fez um ninho na frente do meu quarto, botou 2 ovinhos e nasceram os 2 filhotinhos. Não vi voar nenhum deles, um saiu e depois de 3 dias o outro não estava mais lá. A mãe vem, parece que fica chamando, vai até o ninho e depois voa. Estou preocupada, pq os filhotes não retornaram mais. E a mãe vem toda hora e parece que fica chamando

    ResponderExcluir
  75. Bom dia Adriana. De onde voce é?
    Devem ter voado, a hora que menos esperamos eles abandonam o ninho. Eles as vezes ficam nas imediações, mas logo vão para outros lugares. Os filhotes não voltam para dormir no ninho não. Ja o casal que ai criou, se não forem molestados retornaram para criar no mesmo ninho sempre. Cuidado com gatos, gente circulando, colocando a mão no ninho, fazendo fotos com celular próximos. Leia os comentários poderá ajuda la

    ResponderExcluir
  76. Bom dia, um beija-flor, abandonou o ninho com 2 filhotes em meu quintal, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Você terá que trata-los.
      Procure aqui nos comentários, e achara diálogos sobre.

      Excluir
    2. Bom dia amigo.
      Leia os comentários já feitos, poderão ajuda-lo.
      Porém, não sei que tamanho os filhotes estão.
      Mas faça uma solução com um copo americano, de água filtrada, para uma colher de açúcar, mexa bem. Com uma seringa sem a agulha , tente alimenta-los.
      Boa sorte

      Excluir
  77. A nossa beija-flor está na segunda vez que irá chocar ovos, está reformando o ninho...Linda com seus 2filhotes, que já estão alçando voos...

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde ADEMIR
    Apareceu um beija flor e fez um ninho na antena.
    Que fica de baixo do telhado.
    Tem dois ovos.
    Só têm um porém, o beija flor não apareceu mais.tem 4 dias q não aparece
    Eu fui tira foto do ninho com muito cuidado para não esbarra no ninho. Tem quatro q não à vejo.
    O que faço.
    Por favor me ajudar

    ResponderExcluir
  79. Olá, Ademir,
    É normal a fêmea não dormir mais no ninho depois que os filhotes estão maiorzinhos? Faz duas noites que não a vejo no ninho. Não sei se ela abandonou :( Estou preocupada com eles.

    ResponderExcluir
  80. Ademir boa noite, já li todos os comentários e mesmo assim tenho uma dúvida, na minha casa tem um ninho com dois filhote, acontece que hj percebi que a mãe não estava o dia todo e quando foi por volta das 18:30h escutei ela voando perto do ninho, mas pela primeira vez ela não está dormindo no ninho, em que momento aconselha eu interferir e tirar eles do ninho e tentar alimentar? Obrigado!

    ResponderExcluir
  81. Boa noite Ademir

    ResponderExcluir
  82. Boa noite!! Na árvore em frente a minha casa tem um ninho de beija flor, uma espécie bem pequena e verde! A muitas semanas vinha acompanhando a evolução desde o nascimento! Nascerem dois! Agora a 4 dias não vejo mais a mãe no ninho! Será q ela abandonou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja os comentários, com certeza saberá como agir. Abraços.

      Excluir
  83. Bom dia Ademir. Com quantos dias os filhotes voam? Tem um ninho nos fios de entrada da eletricidade de casa, eles devem ter por volta de 17 dias. A fêmea tem vindo cada vez menos, ontem e hj não há vi. Vou aguardar a natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filhotes deixam o ninho entre 20 e 30 dias depois da eclosão dos ovos.

      Qual é sua cidade .

      Excluir
  84. Amigo, um casal de beija flor, fez o ninho em um ramo de samambaia. Estavam chocando 2 ovos. Como ventava muito, amarrei umas cordas na samambaia, pra fixar melhor. E infelizmente eles foram embora, talvez assustados com as cordas . Isto aconteceu há 5 dias atrás. Pois só venho a chácara nos finais de semana. Acabo de chegar e ovos estão no ninho . O que posso fazer? Estamos muito tristes por ter interferido . Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo(a)
      Qual é seu nome, de onde é?
      Não devia ter feito nada, mesmo que o vento derrubasse ele continuaria ali.
      Ou se voce feito algo rápido, mais discreto.
      Enfim, outro poderá vir. Arrume mais samambaias. Eles gostam. Coloque os vasos em lugares separados.
      Eles estão por perto

      Excluir
  85. Bom dia. A mãe estava no ninho sobre dois ovinhos, faz 2 dias que ela não vem no ninho. Estou triste sera que ela volta ou que fazer com os ovinhos será que abandonou o ninho , tinha um morcego que a noite passa perto do ninho será por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leise.
      Onde voce mora.
      Não interfira, aguarde.
      Deixa a natureza seguir seu curso.
      Me informe se voltou.
      Logo que boa o segundo ovinho, as vezes não aninha direto.
      Espere

      Excluir
  86. Boa tarde!
    Aqui a mãe está cuidando do ninho, com 2 ovinhos. Há dois dias chove muito e ela fica toda molhada. Devo interferir? Improvisar uma cobertura com guarda chuva? A árvore é bem pequena ainda é não tem muitas folhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita Boa tarde.
      De onde voce é?
      Me add no face.
      Mande fotos feitas de longe não aproxime para não estressar.
      Mesmo com todos estes problemas, melhor não interferir.
      espere, aguarde...

      Excluir
  87. Estou tendo o privilégio de ter em casa um ninho dessa criatura maravilhosa 😍

    ResponderExcluir
  88. Olá boa tarde tem algumas semanas q descobri um ninho de beija flor na minha garagem, sempre via a beija flor ali no ninho ou próximo agora já tem dois dias q não vejo ela, hoje fui próximo e tirei uma foto pra ver o q tinha no ninho e tem dois filhotes mas não sei se estão vivos e nem o que devo fazer

    ResponderExcluir
  89. Oi, boa noite... Uma fêmea fez um ninho no cano do ar... Hoje vi dois bicos pra fora, mas desde cedo não vejo a mãe no ninho, devo me preocupar? Quanto tempo devo esperar para tomar alguma atitude? Estou preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sacha.
      Voce é de Manaus, né?
      Me explique melhor este cano de ar?
      SE quiser me chama no zap, é mais fácil contato.
      leia os comentários, feitos aqui. São uma fonte de informação interessante.
      Não interfira a principio,

      Excluir
  90. Boa noite. Uma beija-flor fez o seu ninho na folha de uma planta,na garagem e fica baixo, quando vamos sair do carro quase batemos a cabeça. Botou e chocou os ovinhos.Tem dois filhotinhos, mas estou preocupada não estou vendo ela no ninho, não está posando no ninho, estou com medo dos filhotes morrer. Eles estão com 10 dias, o que deve fazer? Será que abandonou por causa do movimento? 😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os comentários. Você ficará bem informado(a). Já houve casos semelhantes ao seu. Não interfira, não coloque a mão, não faça fotos muito próximo. Qualquer coisa volte a falar comigo. No facebook ou instagram. Qual é seu nome, sua cidade?

      Excluir
  91. Oi, todos os dias vem um beija flor em minha cozinha. Será que tá querendo fazer um ninho. Devo ajuda- ló? Amo beija flor

    ResponderExcluir
  92. Bom dia.
    Qual é seu nome?
    Sua cidade?
    Leia os comentários, sempre aprenderá algo.
    Porém são várias as causas/fatores.
    Pode ser que que esteja pensando nisto, ou já tem ninho por perto.
    Ou tenha fontes de alimentação por perto, arvores com floradas, as vezes na sua casa na casa de vizinho.
    Vá observando...

    ResponderExcluir
  93. Boa noite, uma beija flor estava chocando pela terceira.vez em meu quintal, mas com medo das chuvas fortes, coloquei uma sombrinha para protege-la, ela não se importou,só que depois de uns 5 dias, encontrei a sombrinha virada, os ovinhos sumiram e ela também, como não vi penas por perto, pode ser que ainda esteja viva, será que ela volta ao ninho?quanto tempo ela leva pra botar ovinhos novamente? Toquei no.ninho, será que depois disso ela ainda volta?

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde. Qual é seu nome,sua cidade?
    Leia os comentários.
    Não devia ter interferido. A sua intenção foi ajudar.
    Aguarde...

    ResponderExcluir
  95. Olá! Uma pergunta de Búzios: Gostaria de atrair beija-flores para o meu quintal, eles fazem visitas ocasionais pelas minhas flores, mas não montam ninhos, o que posso fazer para agrada-los?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Leia os comentários desta postagem, são muito interessantes. também veja meu canal do YouTube; https://www.youtube.com/watch?v=ttRnpKaj_40&t=8s

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=ttRnpKaj_40&t=8s

      Excluir