quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vespa amassa-barro

Sceliphron fistularium



Esta foto é de minha autoria e aparece na pesquisa Google.


Esta linda amiguinha, se instalou na minha varanda, da minha rede pude contemplar esta maravilha, lidando com o barro molhado, fazendo o passo-a-passo, onde surgirão novas crias. Lá dentro deixará alguma aranhas, para servir de primeiro alimentar, ao que virá.


Local onde a Vespa esta construindo sua casinha. Em um ramo verde, da Trepadeira Sapatinho-de-judia, na parte alta.

Identificação:
www.insetologia.com.br

Vespas/Marimbondos de Arceburgo-MG - Numero 2






3 comentários:

  1. Que maravilha a forma de você contemplar a natureza...tudo nela é um encanto!
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que achado maravilhoso o teu blog! Moro em Maquiné-RS e tem muito desta vespa por aqui e tem várias casinhas delas espalhadas também. Elas fizeram uma num vaso, bem na entrada da casa mas pelo que vejo, não cresce como uma colméia de abelhas ou maribondos, é isso mesmo? Dias desses, meu marido estava viajando e passei alguns dias sem fazer café. Eis que, comecei a ouvir um barulhinho vindo do bule e qual não foi a minha surpresa quando descobri que o bico do bule estava fechado com o barro delas? Infelizmente, preciso do bule então, enchi ele de água para o barro desmanchar e (de novo!) qual não foi a minha supresa quando surgiram várias aranhazinhas mortas, boiando na água. Fiquei super confusa porque eu sabia que eram as vespas quem faziam o barrinho e não entendi nada o porquê das aranhas. Agora tô entendendo tudo! Muito obrigada e desculpa escrever demais! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Puxa tambem tenho uma dessas mas fui ler sobre ela e fiquei sabendo que o nome é vespa amassa barro e que é perigosa ,para os alergicos ela pode ser fatal.Gosto dela ,mas sou alergica .fiquei em duvida .cada site fala coisas diferentes.

    ResponderExcluir