quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vespa amassa-barro

Sceliphron fistularium



Esta foto é de minha autoria e aparece na pesquisa Google.


Esta linda amiguinha, se instalou na minha varanda, da minha rede pude contemplar esta maravilha, lidando com o barro molhado, fazendo o passo-a-passo, onde surgirão novas crias. Lá dentro deixará alguma aranhas, para servir de primeiro alimentar, ao que virá.


Local onde a Vespa esta construindo sua casinha. Em um ramo verde, da Trepadeira Sapatinho-de-judia, na parte alta.

Identificação:
www.insetologia.com.br

Vespas/Marimbondos de Arceburgo-MG - Numero 2






12 comentários:

  1. Que maravilha a forma de você contemplar a natureza...tudo nela é um encanto!
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que achado maravilhoso o teu blog! Moro em Maquiné-RS e tem muito desta vespa por aqui e tem várias casinhas delas espalhadas também. Elas fizeram uma num vaso, bem na entrada da casa mas pelo que vejo, não cresce como uma colméia de abelhas ou maribondos, é isso mesmo? Dias desses, meu marido estava viajando e passei alguns dias sem fazer café. Eis que, comecei a ouvir um barulhinho vindo do bule e qual não foi a minha surpresa quando descobri que o bico do bule estava fechado com o barro delas? Infelizmente, preciso do bule então, enchi ele de água para o barro desmanchar e (de novo!) qual não foi a minha supresa quando surgiram várias aranhazinhas mortas, boiando na água. Fiquei super confusa porque eu sabia que eram as vespas quem faziam o barrinho e não entendi nada o porquê das aranhas. Agora tô entendendo tudo! Muito obrigada e desculpa escrever demais! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Puxa tambem tenho uma dessas mas fui ler sobre ela e fiquei sabendo que o nome é vespa amassa barro e que é perigosa ,para os alergicos ela pode ser fatal.Gosto dela ,mas sou alergica .fiquei em duvida .cada site fala coisas diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma aqui na minha casa que fez a casinha no meu portão dos cachorros agora não posso abrir o portão e nem fechar.. nao queria tirar pois eu observei ela.. e ela teve trabalho dois dias para fazer a casinha o que faço?

    ResponderExcluir
  5. Também estou com uma dessa aqui em casa, abaixo de um vitrô, ja tem umas 6 capsulas no ninho, ela é muito bonita e confesso que estou fascinado com este ser. Ela constrói uma obra de engenharia, são muito inteligentes e não são muito estressadas como a maioria dos himenopteros como formigas e abelhas. Quero tentar construir uma relação com ela, talvez ela pousar em mim ou conseguir tocar nela.

    ResponderExcluir
  6. Elas são iguais abelhas, só picam se forem incomodadas ou mexerem nos seus ninhos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho várias aqui. Moro junt de uma área de mata e são vizinhos constantes e sempre muito úteis.
    E curiosamente uma fez seu novo ninho exatamente no ponto onde prendo a decoração de Natal na janela, então precisei mudar a decoração que fazia enquanto ela estava ainda trabalhando. E tudo tranquilo. ela vinha, eu me retirava e esperava fazer seu trabalho. Quando saia eu continuava a montar a decoração. Ela estranhou quando coloquei o festão maior, mas observando distância do ninho para não atrapalhar. Voou um pouco ao redor e percebeu que estava segura e continuou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história bonita. Os animais nos observam, e talvez saibam o que vamos fazer.

      Excluir
  8. Ao podar trepadeira (primavera) em minha casa situada em Nova Odessa/SP encontramos hoje (07/02/2024) um ninho de barro preso em galho e comparei com publicação deste blog. Nunca havia visto ??? Retiramos o galho com o ninho preso sem danifica-lo e deixamos preso em outra árvore próxima a área de mata para desenvolver. O ninho estava pronto e fechado, com pequeno orifício fechado com barro. Linda natureza se fazendo presente⭐️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely que legal. Obrigado por compartilhar. Já fui ai no Plantarum. Bom dia..

      Excluir