segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Timbó

Lonchocarpus muehlbergianus Hassi




A sequência de fotos aqui apresentadas, são de minha autoria, veja aqui as beleza das flores purpúreas.


Familia Leguminosae-Papilionoideae (Fabaceae)

Nomes populares: guaianã, embira-de-sapo, feijão-cru (PR), Timbó (MG), rabo-de-bugiu, rabo-de-macaco, rabo-mole, rabo-de-mico.

Caracteristicas morfológicas - Altura 15-25 m, com tronco de 40-.50 cm de diâmetro. 



Folhas compostas imparipinadas, com 7-13 folíolos glabros na face superior e pubescentes e de cor mais clara na inferior, de 6-12 cm de largura. Inflorescências em racemos axilares, com flores purpúreas. Frutos vagens achatadas indeiscentes.

Ocorrência - Minas Gerais, Mato Grosso do Sul até Rio Grande do Sul, principalmente na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.

Madeira - Moderadamente pesada (densidade 0,72 g/cm³), medianamente dura, textura média, grã direita, brilho moderado, fácil de trabalhar, muito sujeita ao ataque de organismos xilófagos.



Olha o beija-flor ai, eles  apreciam muito esta flor. Agora que acabou por aqui a florada do Pau-de-viola, as flores do Timbó, vem fazer a substituição. A Natureza no seu revezamento de alimento, florada...

Utilidade - A madeira é empregada para tabuado em geral, para carpintaria leve, cabos de ferramentas, caixotaria, lenha, etc. A árvore é bastante ornamental principalmente quando em flor, podendo ser usada com sucesso no paisagismo em geral. Planta pioneira e rústica, não pode faltar nos plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas.



Informãçoes ecológicas - Planta decídua, heliófita, características das florestas semidecíduas (de altitude e da bacia do Paraná). Apresenta larga, porém descontinua e pouco expressiva dispersão, preferindo solos profundos, férteis e úmidos. É considerada padrão de terra boa. produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis.

Fenologia - Floresce a partir de meados de outubro, prolongando-se até janeiro. A maturação dos seus frutos ocorre durante os meses de julho-agosto.



Até o caminho, a estrada rural fica enfeitada pelas flores que caem. É a Natureza, adornando a Natureza. Deus não esqueceu de nada. A linda estradinha do Esmeril que vai para o  sitio do João Barreto/Celi... que vai para o Córrego do Moinho...que vai...

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda expontanea, ou recolhe-las no chão após a queda. Em seguida deixa-los ao sol para secar e facilitar a abertura manual para a retirada das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 1.160 unidades, cuja viabilidade é curta.

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e, mantidos em ambiente semi-sombreado; cobri-las com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar diariamente. A emergência ocorre em 15-25 dias e, a taxa de germinação é geralmente alta. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para plantio em lugar definitivo em menos de 5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, alcançando 3,5 m aos 2 anos.
Citação: ÁRVORES BRASILEIRAS, HARRI LORENZI, VOLUME I



Fiz esta foto para mostrar o colorido do Timbó no verde da Mata. Cada época do ano um colorido diferente, tendo como pano de fundo sempre o verde. Gosto até do tom da Embaúba, quando vou para a Mata Atlântica, o verde claro da parte inferior das folhas; que dá um efeito especial nas cores da floresta



ÁRVORES DE ARCEBURGO - NUMERO 18

JARDIM DOS BEIJA-FLORES - PLANTA NUMERO 17

PLANTA APÍCOLA - NUMERO 5






Um comentário:

  1. Que charme ficou a estradinha, a tonalidade das cores.
    O verde escuro com o verde claro da ultima foto que lindo...amei.
    Fotos maravilhosas!

    Abraço!

    ResponderExcluir