terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CAATINGA, CANA-BRANCA, JACUANGA, CANA-DE-MACACO

Costus spiralis (Jacq.) Roscoe

Sin. Alipinia spiralis  Jacq.,Costus cylindricus Jacq.

Angiospermae - Família Zingiberaceae

Herbácea rizomatosa, entouceirada, nativa do norte da América do Sul e Brasil, de, 1,00-1,80 m de altura, com hastes semelhantes a cana, de folhagem e florescimento ornamentais. Folhas espessas, dispostas em espiral.

Inflorescências terminais, curtas, densas, cônicas, com flores brancas, róseas ou vermelhas e brácteas verdes ou vermelhas, vistosas, formadas no decorrer do ano todo.

É cultivada como touceira isolada, em grupos ou renques, em canteiros de terra fértil, necessitando estar sempre umedecida. Não tolera geadas, preferindo climas úmidos. Indicada apenas para regiões de tropicais e subtropicais

Multiplica-se facilmente por estacas e divisão de touceiras.
Citação.Pl.Orn.no Brasil,Lorenzi)

.
Planta Nativa em quase todo Brasil, principalmente na Mata Atlântica e Região Amazônica.
É Medicinal. É rica em néctar, atrai Beija-Flores, veja na foto a flor com formigas.


JARDIM DOS BEIJA-FLORES - PLANTA NÚMERO 3

PLANTAS MEDICINAIS - NUMERO 7

PLANTAS DA MINHA CASA - NUMERO 7

PLANTAS ORNAMENTAIS - NUMERO 18

2 comentários:

  1. essa planta e um santo remedio eu tomei e deu resultado,estava com muita dor nos rins e com dificuldades para urinar.

    ResponderExcluir
  2. Ademir não tem como negar que você é um homem da natureza!
    Presenceia todos os detalhes... achei uma graça você dizer que na flor há formigas. Parece tão simples, mas muitas das vezes não olhamos com tamanha atenção para tantos fatos que ocorre na natureza envolvendo o nosso dia a dia. Como é soberana. Tudo esta ligada a ela.
    Estas coisinhas tão singelas quando vejo aqui, somando com os seus dizeres, se torna de um tamanho e significado grandioso na vida da gente. Precisamos ser pequenos até que demais diante de tudo que Deus criou!

    Boa noite
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir