segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tesourinha

Tyrannus savana

(30-40cm)

Tyrannidae

FAMÍLIA TYRANNIDAE

Bem-te-vis e afins
Esta é a maior família de pássaros suboscines das Américas e a maior do Brasil.
Ocupam todos tipos de ambientes, desde florestas e cerrados até ambientes abertos, lacustres e montanhosos. Apresentam bicos com achatamentos os mais diversos, às vezes providos de um dente na ponta da maxila terminada em gancho, com que capturam insetos.

Floresta Mesófila
Mata ou Floresta de Galeria
Mata ou Floresta Ciliar
Restinga
Campos
Ambiente Aquático
Buritizais
Cerrado
Pantanal
Áreas Antrópicas

Cit. Guia de Campo - Tomas Sigrist


Distribuidos do Alasca até a terra do Fogo, há mais de 300 espécies destes "papa-moscas" típicos das Américas. O Brasil possui cerca de um terço das espécies desta subfamília, que se caracteriza, principalmente, pelo bico chato, adaptado a captura de insetos, e pelo topete mais ou menos acentuado que lhes adorna a cabeça. -
Tyrannus- do latim tyrannus = tirano, déspota, rei (referência á bonita crista ou coroa desta ave e ao seu comportamento agressivo); savana - do nome francês savane = savana (referência ao local preferido desta ave, planícies alagadiças com árvores esparsas e vegetação rasteira.
Cit.Aves Brasileiras- Johan/Christian Dalgas Frisch



Fiz esta foto no Parque Ambiental, e o Dalgas, fala do seu   comportamento agressivo, pude ver a tesourinha brigando com um Chupim, para defender seu ninho.

Aves de Arceburgo - Número 5

Um comentário:

  1. Linnnda foto.
    Um casal e seu filhote ficam rodeando minha casa em busca de frutinhos de uma arvore que tenho na calçada de nome MAGNÓLIA AMRELA,Nome científico: Michelia champaca, e até então pensava que esta ave se alimentava apenas de insetos...
    Só observando já aprendemos muito...
    Abraços amigo...

    ResponderExcluir