Justicia aurea Schltdl.
Sin.: Jacobonia aurea
Angisopermae - Família Acanthaceae
Nomes populares - Justícia-amarela, jacobínia-amarela.
Arbusto de textura semi-herbácea, ereto, pouco ramificado, nativo do México e América Central, de 1,50-2,50 m de altura, com folhas grandes, glabras, elítico-alongadas e pontiagudas.
Inflorescências terminais, grandes, em espigas densas, com numerosas flores amarelas, longas, formadas durante quase o ano todo, predominando, entretanto, na primavera-verão. As flores são muito visitadas por beija-flores.
Cultivada como planta isolada, em jardineiras acompanhando muros, paredes e grades, em terra fértil, permeável e mantida umedecida através de irrogações periódicas. A sua poda anual ou a cada dois anos revigora a planta.
Multiplica-se por estacas, principalmente se cortadas após o florescimento.
Citação - Plantas Ornamentais no Brasil - Harri Lorenzi/Hermes Moreira de Souza
A Revista Natureza Edição 293 , de Junho de 2012, trouxe uma matéria sobre esta planta, nas páginas 8, 9 e 10. A matéria tem nossa consultoria, e uma foto minha.
As fotos aqui do Blog, e uma da matéria da revista Natureza, são de minha autoria. Elas foram feitas no jardim da minha casa.
Jardim dos Beija-Flores
Planta Numero - 6
Oi Ademir, estou fazendo um jardim para beija flores e gostaria muito de adquirir uma muda de Justicia aurea. Se puder me vender uma mudinha ficaria super feliz!!! Se puder fazer essa gentileza, meu email é gustavouzeda@hotmail.com Muito obrigado!
ResponderExcluir