quarta-feira, 2 de março de 2011

Justícia-amarela

Justicia aurea Schltdl.


Sin.: Jacobonia aurea

Angisopermae - Família Acanthaceae

Nomes populares - Justícia-amarela, jacobínia-amarela.


Arbusto de textura semi-herbácea, ereto, pouco ramificado, nativo do México e América Central, de 1,50-2,50 m de altura, com folhas grandes, glabras, elítico-alongadas e pontiagudas.


Inflorescências terminais, grandes, em espigas densas, com numerosas flores amarelas, longas, formadas durante quase o ano todo, predominando, entretanto, na primavera-verão. As flores são muito visitadas por beija-flores.


Cultivada como planta isolada, em jardineiras acompanhando muros, paredes e grades, em terra fértil, permeável e mantida umedecida através de irrogações periódicas. A sua poda anual ou a cada dois anos revigora a planta.

Multiplica-se por estacas, principalmente se cortadas após o florescimento.

Citação - Plantas Ornamentais no Brasil - Harri Lorenzi/Hermes Moreira de Souza


A Revista Natureza Edição 293 , de Junho de 2012, trouxe uma matéria sobre esta planta, nas páginas 8, 9 e 10. A matéria tem nossa consultoria, e uma foto minha.

As fotos aqui do Blog, e uma da matéria da revista Natureza, são de minha autoria. Elas foram feitas no jardim da minha casa.


Jardim dos Beija-Flores

Planta  Numero -  6

Um comentário:

  1. Oi Ademir, estou fazendo um jardim para beija flores e gostaria muito de adquirir uma muda de Justicia aurea. Se puder me vender uma mudinha ficaria super feliz!!! Se puder fazer essa gentileza, meu email é gustavouzeda@hotmail.com Muito obrigado!

    ResponderExcluir