Coereba flaveola
( Traupídeos )
10,5 cm
Razoavelmente comum, de ocorrência ampla em áreas abertas com árvores, sedes de fazendas e cidades; parece menos numerosa em outras regiões. Bico fino, curto e curvo, bem característico, às vezes róseo na base. Quase preta por cima, com longa sobrancelha branca, manchinha branca na asa e rabadilha amarela; amarela por baixo, contrastando com garganta cinza. Irrequieta e ativa, é fácil de ver percorrendo a folhagem a qualquer altura, muitas vezes em locais bem expostos. Alimenta-se de néctar de flores e também de pequenos frutos e bichinhos. O canto curto, muito frequente, é sequência rápida e variada de notas agudas e chiadas. Ás vezes é colocada numa família própria, dos Cerebídeos.
Cit. Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado - John A. Gwynne - Robert S. Ridgely - Guy Tudor - Martha Argel -
Foto que fiz na varanda da minha casa, da ave sugando néctar da linda flor , da trepadeira Sapatinho-de-Judia
Aves de Arceburgo - Número 9
Boa Noite Ademir,
ResponderExcluirNão me recordo em que site estive, mas havia uma flor como esta e o pássaro estava no ar, próximo para sugar o néctar, e eu fiz um comentário assim:
“Toda vez que vejo plantas assim...me lembro do Ademir Carosia”, Isso se deu antes de eu começar a fazer qualquer comentário aqui no seu blog. Porque eu tinha o habito de ler e não comentar.
E eu obtive a seguinte resposta:“Somos grandes amigos”, tratava-se de Edilson Giacon.
Beijos ❤.......
Fique com DEUS!