sábado, 20 de agosto de 2011

Amarelinha

Brincadeira de criança





Em 11 de abril de 2011, postei uma matéria sobre brincadeira de criança na qual falava da bolinha de gude.
Agora em  todas as nossas praças da nossa querida Arceburgo-MG,  pintamos o jogo da Amarelinha.
Hoje cedo fui ao Parque Ambiental, fazer fotos de pássaros e flagrei estas duas lindas crianças brincando.
Como tenho duas filhas, viajei no tempo, hoje elas são "gente grande", mas tiveram um infância de pés no chão, subir em árvores, tomar chuva, pescar, ir para roça, pequi niques...
Me chamou atenção na foto das duas crianças a menor, que ficou no ar, livrevoando. Assim que sonho um mundo para as crianças.

Regras

O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em uma outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.

Cit. Google - Wikipédia

Referências

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio, Record, São Paulo, 1996



Depois de haver postado esta matéria,  fui na Praça da Francisca , fotografar aves.
La  estas duas lindas crianças brincando, se vocês soubessem o prazer que sinto quando vejo as crianças brincando em nossas Praças, um beija-flor sugando o néctar de uma flor, uma mulher que me manda um email de Rondônia pedindo sementes, outra admirando uma árvore...mas o que vale é brincadeira de criança.

Ação em prol das crianças - Número 2

Um comentário:

  1. Ademir, moro em Ji Paraná - Rondônia, só hoje 01/08/2014 me deparei com esta matéria, que me deixou muito emocionada. Em Agosto de 2011, lhe enviei um email, quando você era Secretario na Prefeitura, solicitando sementes de fruta do sabiá. Tão logo você me enviou-as e uma grande quantidade também de sementes de aroeira pimenteira. Agradeço imensamente de coração, mesmo atrasadíssima.

    Quero também lhe dizer que toda sua satisfação que você descreveu aqui, a população esta se sentindo o mesmo, por desfrutar até hoje, acredito eu, dos trabalhos que você fez, melhorando e embelezando a sua Cidade.
    Todo sonho quando vira realidade, muitas vezes torna-se brincadeiras de criança.
    Seu exemplo de homem simples, honesto e competente, não pode parar, deve ser seguido. Tudo isso, vale mais do que mil palavras!!

    Um forte abraço,
    Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir