sexta-feira, 5 de agosto de 2011

JIBÓIA

Boa constrictor

 Trata-se de uma cobra não venenosa, mas que pode morder se ameaçada ou manipulada.
 Emite um som pela expulsão de ar pela boca quando irritada.
 É muito comum em todo Brasil.
 Tem dieta muito eclética, alimenta-se de roedores e aves.


Foto que fiz ao lado da casa do meu amigo José Márcio, filho do Sr. Pedro S. Dias.


Fiz esta sequência de fotos na Fazenda Santa Rosa aqui em Arceburgo-MG


A identificação e explicação é do Marcelo Ribeiro Duarte do Laboratório de
Herpetologia
Instituto Butantan
                                            Av. Vital Brasil, 1500 São Paulo - SP - Brasil


Após ter publicado esta postagem, ontem, 11.12.2014, fui fazer observação de aves. Ao retornar uma jiboia, pequena, atravessava a estrada rural, parei meu carro, e fique parando os carros que por lá transitavam, até a amiguinha fazer sua travessia. Publiquei no meu facebook. Publico aqui duas fotos bem como o comentário da amiga Júlia Galheigo, do Rio de Janeiro, que achei oportuno.


Notem como ela se camufla entre as folhas, aqui já esta entrando na mata.


Júlia Galheigo Pois é Ademir Carosia, sabe pq ela estava parada, meio que hipnotizada ??? Ela estava jiboiando !!! Ou seja, veja bem na foto do meio (está mais gordinha no meio e fina nas pontas), tinha acado de comer algum bichinho ... Por isso o termo "Jiboiando", ou seja, ficam lerdas e quase não andam e quando forçadas, elas regurgitam a presa fora. Mas pelo visto, vc foi o santo protetor dessa maravilha !!! Eu adoro as jiboias pq não são venenosas e são ótimas comedoras de ratos. Parabéns por ter salvo ela, a natureza agradece !!!



COBRAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 1

2 comentários:

  1. Olá Ademir, passei para visita-lo.
    Fé em Deus, fé na vida!!!
    Paz e luz nessa semana q se inicia.
    Gde abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ademir, acabei de conhecer seu blog, através do blog do Aida, e fiquei encantada, com as imagens lindas dos beija-flores, que adoro, e principalmente pela sua tragetória e seu projeto ambientalista, parabens!
    Eu tenho um pequeno sonho assim para o meu bairro, bem mais modesto, mas diante das dificuldades acaba ficando só no papel.
    Tenho um blog sobre o meu jardim "www.meujardimeassim.blogspot.com" qd poder passa lá, vou gostar muito. Ah, já estou lhe seguindo. Abraços.

    ResponderExcluir