quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Abelha boca de sapo

Partamona helleri

Uma abelha muito rústica e criticada por muitos, onde pessoas as confundem com as Arapuãs, e muitas vezes elas são eliminadas por falta de conhecimento! 

É conhecida popularmente como Boca de sapo pela sua entrada característica formando a forma de uma boca grande de sapo, feita de barro com própolis. Muito do contrário do que muitos meliponicultores e colegas do meio pensam, a boca de sapo é uma abelha tão boa quanto outras mais criados e populares, e ainda ela leva uma  vantagem estráordinaria com relação as outras espécies de abelhas sem ferrão, onde fazem seus ninhos em muitos lugares diferentes e com facilidade se multiplicam! 


Entrada da colmeia.

Seu mel é muito saboroso e limpo, e elas são grandes coletadoras de pólen, visitando muitas espécies de plantas e árvores do meio urbano. Um fator que deixa muitos com dúvida em relação a sua higiene e conduta é a falta de chuvas (falta o barro), elas, assim, acabam pegando excrementos de animais para usar na parte externa de seu ninho, mas isso não julga nada, pois a maioria da nossa tão popular e criada racionalmente Mandaçaia também coleta fezes para marcar território na área externa de seu enxame!
 Citação:Felipe Tirelli


Abelha Boca-de-sapo na natureza.

IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS

 Citaç]ao: Andreia Arantes Borges
 

Foto com Dr.Paulo Nogueira Neto, ex-Ministro do meio Ambiente, professor, escritor, ambientalista, referencia mundial em abelhas.  Foi no Encontro com os Mestres Cappas e Dr.Paulo, em sua fazenda em São Simão-SP.

 

O que pude aprender, ouvir, daria um livro.

Abelhas de Arceburgo - Número 1

3 comentários:

  1. Meu amigo,parabéns pela postagem.

    São iniciativas como essa,que vão ajudando a divulgar as abelhas nativas,tão desconhecidas e tão ameaçadas pelos processos de degradação da natureza de modo em geral.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ademir,
    adorei seu blog,
    adorei seu trabalho em Arceburgo,
    ainda vou visitá-lo,
    também posto no wikiaves, me procure por lá!
    fui médico do Padre Moure até sua morte lá na moradia do Colegio São José em Batatais. Tivemos muito papo sobre as abelhas.
    Ele era um apaixonado e entusiasta por elas!
    Belíssimo trabalho o seu!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ademir,

    Muito parabéns pelo seu trabalho!

    Gostaria de saber se pode me ajudar? No pilar da minha casa criou uma espécie de abelha que não sei qual é o nome dela parece ser essa abelha boca de sapo! Tirei algumas fotos do ninho dela como faço para enviar para você as fotos?
    Muito obrigado pela sua atenção!
    Parabéns!
    Roberto de Alvarenga Jr.

    ResponderExcluir