quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Onça-Pintada

Panthera onca  (Linnaeus, 1758)

Nomes populares - Onça-pintada, onça, jaguar-canguçu, jaguaretê, canguçu.

O nome yaguar é palavra nativa norte-americana, que significa "matador" e onca (onça é corruptela do português) é um nome usado por nativos sul-americanos.

É o maior felino do continente americano, cujo peso varia de 61,0 a 158,0 kg. O comprimento total tem variação  de 188,2 a 207,2 cm, sendo os machos maiores que as femeas. Além disso indivíduos de áreas abertas parecem ser maiores do que aqueles que vivem em áreas de floresta, talvez em decorrência de maior abundancia de presas de grande porte.

A coloração é amarelada na cabeça, dorso, patas e cauda, e esbranquiçada no peito e ventre. A cabeça, pescoço epatas são revestidos por pintas pretas, nos ombros, costas e flancos as pintas formam rosetas com um ou mais pontos no seu interior.

Seu habitat básico inclui florestas, matas de galeria, cerrados, caatingas, pantanais, e em geral próximos às coleções de agua, pois durante as horas quentes do dia podem permanecer parcialmente submersos em córregos e lagoas. Os hábitos são solitários, predominantemente noturnos e terrestres, apesar de escalar árvores e nadar muito bem. Para marcação de seu território, utilizam sinais visuais (arranhados e fezes), olfativo (urina e fezes) e auditivos (esturros) (Eisenberg & Redford, 1999). Sua dieta é essencialmente carnívora, composta principalmente por vertebrados de médio e grande porte, como anta(tapirus terrestris), capivara(Hydrocherus hydrocheris), cateto(Pecari tajacu), queixada(Tayassu pecari)....gado em fazendas. 

Um jaguar seguido no Brasil arrastou um cateto parcialmente comido por 1 km, e na Costa Rica arrastou tartarugas marinhas com peso de até 200 kg para bem dentro da floresta.

Durante  caçadas noturnas algumas femeas monitoradas percorreram distancias de 3 a 4 km enquanto alguns machos moveram até 10 km por noite. No oeste do México um individuo percorreu 20 km em uma noite de caça.

Os machos e as femeas encontram-se apenas no período reprodutivo e o estro da femea da femea dura 6 a 17 dias, mas a copulação é rápida e frequente, até 100 vezes por dia. A gestação varia de 90 a 111 dias, com numero médio de dois filhotes. A mãe cuida do filhote até ele completar cerca de dois anos e neste período ensina a caçar e sobreviver.

Há muito registro de ataques a pessoas, e a maioria destes são especulativos, ocorrendo especialmente em situações de estresse pelo animal, como a defesa de filhotes e de presas abatidas, e durante as caçadas.
Citação - Mamíferos do Brasil - Tomas Sigrist



Fotos que fiz no Zoo Fábio Barreto em Ribeirão Preto-SP


Distribuição geográfica.
Sul do E.U.A. até Sul da América do Sul (exceto Chile e Uruguai)

Ameaçada de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário