quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pomba-de-bando

Zenaida auriculata

26 cm
Família Columbidae
Ordem Columbiformes

Outros nomes populares: Avoante, Pomba-de-arribação,  Ribaçã, Pariri e Amargosinha.

Abundante em áreas abertas, como pastos e plantações e também em sede de fazendas e cidades.
Pernas rosa-intenso. Marrom por cima, coroa cinza-azulada, duas pintas escuras nas auriculares, brilho violáceo no pescoço. Asas com algumas pintas pretas; cauda graduada, penas externas com ponta e borda brancas (visíveis em voo). Partes inferiores cinza-rosadas. Maior que as rolinhas. Compare com a juriti-pupu, mais robusta, sem manchas na face ou asa. Caminha pelo chão, geralmente em bandinhos, pousa na fiação ao longo de estradas; alimenta-se em áreas de cultivo, em bandos às vezes muito grandes. Em certos lugares é tido como praga. Voo forte e rápido. A voz é um "é um ruu, ruu-ruu, ruuu" grave e abafado.
Cit Aves do Brasil  - John A. Gwynn.....


Foto que fiz no meu quintal, na jabuticabeira, veja o brilho e a beleza das jabuticabas.
Aconchego.

Aves de Arceburgo - Número 11

3 comentários:

  1. seu Ademir, parabéns pelo blog, pelo prêmio e pela poesia proferida ontem. Abração, Otavio (http://canelacafe.zip.net)

    ResponderExcluir
  2. FELIZ NATAL E ANO NOVO.
    Tenho dos cartões pra vc no Blog SELINHOS PRESENTES...


    ♥Beijo♥

    ResponderExcluir
  3. Esta foto ficou maravilhosa, a beleza dos olhos das aves, ficaram iguais aos das jabuticabas com o mesmo tom e brilho.
    Ademir, seu coração, sua casa e seu quintal, são sinônimos de amor e carinho, por estes motivos as aves os procuram tanto para darem continuidade a vida.
    Quem acompanha seu blog já deve ter notado você vive cercado por eles, parece lhe procurar por inúmeros motivos: seja para você fotografa-los ou em busca de Alimentação, Acasalamento, Abrigo, Reprodução,...

    Que Deus lhe ilumine sempre!
    Boa noite.

    ResponderExcluir