sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Espaço Mata Atlântica

Espaço Mata Atlântica José Marcio Villela Meirelles

Bioma Mata Atlântica

Em 1.500 quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil,  a Mata Atlântica cobria 15% do território brasileiro, área equivalente a 1.360.000 km2. Atualmente está reduzida a cerca de 7% de sua cobertura florestal original. É o segundo bioma mais ameaçado de extinção do mundo, perdendo apenas para as quase extintas florestas da de Madagascar, na costa da África.
Por isto deixamos aqui, além das intervenções, na Mata Ciliar, Parque Ambiental, Bosque dos Pássaros, mais uma sementinha para a Mãe Natureza.
Viajei este mês para Florianópolis e fiquei vendo a mata preservada, aí me veio inspiração de fazer este projeto as margens da rodovia que liga Arceburgo-MG a Mococa-SP.
As margens das rodovias brasileiras crescem mato e capim, que na época da seca são alvo de queimadas, queimadas estas que adentram as matas destruindo a vegetação. Pensando nisto limpamos uma área de 7.200 m2. Plantamos 200 árvores nativas deste bioma. Fizemos isto para que sirva de modelo para outras cidades.

  ANTES

DEPOIS
  
  A placa por si já explica o projeto. Também fizemos uma justa homenagem ao nosso amigo Marcio Meirelles, ambientalista, simples, humano, educado, uma pessoa do bem, que também partiu antes do combinado.


    Anexo a este projeto Mata Atlântica, também fizemos mais um Jardim dos Beija-flores numa área de 7.600 m2, conforme ilustra a placa.


Em frente a estes dois projetos, que totalizam 14.800  m2 de área preservada, fizemos esta área de  descanso. Se você transitar por aqui, seja bem vindo enquanto descansa e toma seu lanche, curta estas paisagens.

2 comentários:

  1. Mais que ideia explêndida, fico maravilhada com isso Ademir, orgulhosa por seu empenho, esforço e desejo para ver um mundo melhor e muito mais bonito de se ver. Continue assim, você e sua equipe estão de Parabéns, gostaria muito de poder fazer parte deste projeto, desta obra, a mãe natureza os animais com certeza estão muito agradecidos.
    Tudo de bom!
    Abraços,
    Doris.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais este trabalho, você acumula ideias criativas, você foi lá em Florianópolis e observou que em um pequeno espaço poderia fazer algo tão nobre pra retratar a MATA ATLÂNTICA.
    Que as pessoas ao depararem com estas placas e este local, entendam o que você esta querendo transmiti-las, é LEMBRAR (conforme o texto), que esta floresta por sinal desde o descobrimento do Brasil, foi alvo de Exploração e o que resta hoje de suas matas é muito pouco diante daquilo que já foi um dia!

    Ademir, qualquer elogio é pouco diante do que você já fez, mas o que me resta é parabeniza-lo novamente pelo seu compreender, pelo seu saber, pela busca..., por transmitir a importância as pessoas o que se pode fazer!. Mesmo sendo o único a querer abraçar e fazer mudanças para que um dia não fique no esquecimento mas sim na memória das pessoas que mesmo sozinho podemos fazer um mundo mais feliz e melhor para viver!

    Abraço!
    Boa noite!! ☆

    ResponderExcluir