domingo, 19 de fevereiro de 2012

Espatódea

Spathodea nilotica

Outros nomes populares  : bisnagueira, tulipeira e tulipeira-da-áfrica.

Características gerais -  árvore de 15-20 m de altura originária da África Central, de tronco espesso com casca parda e finamente rendilhada ou verrucosa, com raízes tabulares. Copa densa com ramagem vigorosa e folhas decíduas durante o inverno, geralmente opostas, com 5-7 pares de folíolos e um folíolo terminal, ovalado-alongados, pubescentes.
Inflorescências axilares ou terminais com botões de flores aglomerados, cônicos, de cálice em forma de bisnaga contendo água. Flores abrindo-se uma após outra de novembro a abril, de tubo dilatado expandido em cinco recortes (lobos) vermelho-alaranjados com bordas franjadas e interior amarelo. Frutos semelhantes a vagem (cápsulas), lenhosos, deiscentes , com numerosas sementes planas, elípticas e aladas.
Existe a espécie Spathodea campanulada P. Beauv., de porte maior, com folhas verde-escuras, lisas e flores vermelhas, mais rara no Brasil.

Multiplicação -  a forma de flores vermelhas é facilmente multiplicada por sementes.

Usos - árvore muito florífera e ornamental, é adequada para parques e eventualmente utilizada na arborização urbana. Está comprovado que as flores não são tóxicas para abelhas e pássaros, apesar da opiniões em contrário.
Cit. Árvores Exóticas no Brasil - H. Lorezenzi, Hermes M.de Souza, Mario A.Virmond Torres e Luiz B. Bacher.

Foto que fiz entre a Praça do Neno e o Instituto Histórico.

Veja a beleza da flor, na foto aproximada, é tão bela que é capa do Livro de Harri Lorenzi..., Árvores exóticas no Brasil.
Foto que fiz no Centro Ambiental, só temos este exemplar com flores amarelas aqui em Arceburgo, nos nossos projetos. Esta é mais rara porque não produz sementes em nosso país.

Beija-Flor-Tesoura ou Tesourão (Eupetomena macroura),  por aqui ele faz seu banquete.

Árvores de Arceburgo - Número 9

20 comentários:

  1. Oi Ademir, agradeço por compartilhar a beleza dessas imagens, na primeira casa que morei qd casei tinha uma espatódea com flores vermelho- alaranjados, e eu ficava fascinada com a sua beleza, tive pena de deixá-la quando fui morar em outra casa, agora a amarela é lindíssima! Não conhecia...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem, gostaria de saber de onde retirou a informação de que a espatódea não é tóxica para as abelhas. visitei um site de um ornitólogo que informa ser esta árvore tóxica a alguns insetos e não para pássaros, como se pensa. o site é este http://www.ceo.org.br/mitos/espat.htm A espatódea não foi mais plantada em praças porque suas flores são muito escorregadias, e os galhos frágeis. Mas eu gostaria realmente saber mais sobre a toxidade porque plantei algumas sementes e já tenho mudas, quero plantá-las em um local próximo a um córrego, mas não quero prejudicar insetos. muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tem no livro árvores exóticas do Harry Lorenzi, e em alguns papers de botânica da USP, existe uma confusão científica sobee o tema, por que ela tem uma pápulas que acumulam água e que tem alcalóides tóxicos, o que não representa toxicidade para abelhas e beija-flores.

      Excluir
  3. Iara, bom dia
    Esta informação colhi no livro Arvores Exoticas, do Harri Lorezenzi.
    Para plantar na beira do corrego, voce deveria escolher especies de Mata Ciliar da sua região.
    Sugestão do que planto aqui em Arceburgo, e que atraem passaros: Aroeira-pimenteira, embaúba, sangradagua,mamica de porca guaçatonga, ingá.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Ademir! Há alguns anos, perto de onde moro DIZIMARAM uma praça com aprox. 15 exemplares muito antigos (arvores bem velhas mesmo) porque a prefeitura alegou a toxicidade da planta; uma perda enorme. Fiquei com medo pois acabei de comprar uma muda de espatódea pois eu havia me esquecido do acontecimento na praça, só me lembrei porque comentaram que eu havia adquirido uma árvore tóxica...rs Aí vim pesquisar se realmente é....gostaria que não fosse. Sabe dizer se só este autor (Harri Lorezenzi) afirma que a espatódea não é tóxica?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, tirei esta informação do livro do Lorenzi.
    Porém, é uma fonte confiavel, pela bagagem que tem, e por estar rodeado dos que estudam e entedem do assunto.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde , Sr. Ademir!
    Tenho uma Espatódea a quase um ano e ela já me floresce bastante ela é linda!
    Agora que descobri seu nome e estou muito preocupada pq dizem q ela cresce até 25metros?? São todas?? sua raiz estouram calçada? Ela fica em frente a minha garagem e embaixo da fiação dos postes da rua! Poxa não gostaria de tira-la ela tem uns 3 á 4 metros já, e é tão linda!! Agradeço e aguardo uma ajuda rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pamela
      A espatodea realmente é muito linda.
      Tão linda que ela é capa do livro de Harri Lorenzi, Árvores Exoticas.
      Atraem beija-flores, abelhas...
      atinge 15-20 metros
      No livro diz que eventualmente é utilizada na arborização urbana
      Sua casa é recuada?
      Na calçada, onde plantada, deixe um quadrado maior no solo.
      Experimente, deixar, tentar podar quando atingir os fios
      Também teria pena de, tira-la
      abs

      Excluir
  7. Ola Ademir, pedi a um tio a 4 anos atrás uma muda de arvore para colocar no meu jardim, que encontra-se num terreno alto com encosta (muro) de pedra, pois bem não sabia que era uma espatodea e ela apesar de belíssima esta crescendo rapidamente, já esta a aproximadamente 6 metros, o terreno não é muito extenso aprox 10m2 ela esta a prox 2 metros do muro de sustentação e a 4 da casa, corro algum risco do peso da arvore ou das raizes danificarem o muro e causar desabamento, não gostaria de retira-la, uma poda constante resolveria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Daniel
      Que bonito seu amor pela árvore... voce viu que ela atingi 20 mts
      vá avaliando, olhando onde as raizes estão, etc...
      o dia-a-dia lhe dará que rumo tomar
      abs

      Excluir
  8. COMO FAÇO PARA TIRAR UMA MUDA DE ESPATÓDEA? PEGA DE GALHO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela pega somente por sementes por sementes, a vermelha. A Amarela é mais dificil. Mas vc encontra em viveirista com certa facilidade a cor vermelha. Abs

      Excluir
  9. Olá Ademir ! Estou realizando um seminário com tema sobre a spathodea, e uma das coisas que se pede é a ficha técnica e eu não acho em lugar algum sobre isso , você poderia me dizer sobre isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe
      A informação que tenho sobre ela, esta aqui Blog, espero que possa ajuda-lo.

      Excluir
  10. Boa noite Ademir, estou plantando uma espatodea, independende dos comentarios, meu desejo é que ela alcance o seu mair tamanho "porte" e que vire noticias kkk.
    Estive pesquisando e vi que ela aqui no brasil ela chega aos seus 25m e na Africa ela chega aos 30m, pois eu quero que a minha alcance este tamanho. Obrigado, e desejo a todos dete site que sejam realizados com seu desejo ,as informações presente ate o momento. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Ola, Ademir, gostaria de ter uma resposta mais precisa sobre a agressividade das raizes. Você não respondeu objetivamente até onde observei.
    Qual seria a distância da casa, para evitar danos na estrutura, por exemplo?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Gostaria de deixar esse comentário sem querer desmerecer ou ofendê-lo, mas peço-lhe para buscar um pouco mais informações a respeito dessa espécie, pois há muito estudos relacionados à essa espécie e independente de ser tóxica ou não, a quantidade de morte de abelhas, entre outros insetos polinizadores por ela são grande. A quantidade de néctar e a mucilagem produzida por ela acaba matando muitas espécies e isso é extremamente prejudicial. Incentivar a propagação dessa espécie não é muito adequado. Sugiro que leia alguns artigos sobre ela: https://www.researchgate.net/profile/Odair_Bueno/publication/266880011_PLANTAS_TOXICAS_PARA_ABELHAS/links/5578238108aeb6d8c01db3c1.pdf

    https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/115864/1/524-3780-1-PB.pdf

    Existem muitos outros bem atuais.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Espécie exótica além de matar insetos polinizadores. Vamos incentivar especies nativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, Bom dia. Entre na discussão aqui com outras pessoas. Aqui em Arceburgo/MG, temos 4 exemplares. Pelo sim , pelo não estou plantando mais. Sempre priorizei as nativas, mas não vejo problemas com exóticas não, desde que plantadas com critério.

      Excluir