segunda-feira, 5 de março de 2012

Caqui

Diospyros kaki L.f.

Angiospermae - Ebenaceae

100 POSTAGENS - Nosso Blog atinge esta marca em 1 ano e 9 meses, e ja conseguiu em tão pouco tempo premio como o TOP BLOG 2011, na categoria Bichos e Animais, além de reconhecimento de vários setores da sociedade, quer seja do Brasil ou Exterior. Obrigado a voces que leem e acompnham e Blog, foram vcs que ajudaram a leva-lo  onde ele se encontra.

Características - o caquizeiro é uma frutífera exótica originária da Ásia e largamente cultivada nas regiões subtropicais do Brasil, onde foi introduzida em 1890.  É uma árvore decídua, de 6-12 m de altura. Folhas coriáceas, lisas e lustrosas na face superior e marrom-aveludadas na inferior, de 8-25 cm de comprimento, que adquirem coloração avermelhada no outono. As flores são formadas na primavera e podem ser masculinas ( dispostas em grupos de 3), femininas (solitárias) e andróginas, contudo fisiologicamente se comporta como planta dióica. Os frutos amadurecem no outono e são de formato variável com o cultivar, de polpa suculenta, amarelo-avermelhada até quase marrom, de sabor doce com ou sem tanino.

Utilidades - os frutos são consumidos exclusivamente in natura e muito apreciados.

Multiplicação - propaga-se por sementes.

Cit. Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas, H.Lorenzi, L.Bacher, M.Lacerda e S.Sartori

Neste domingo eu e o meu amigo Miguel fomos visitar nosso amigo Lázaro lá no seu sitio em Muzambinho-Mg.
A conversa girou em torno da paixão de nos 3 pelas nossas abelhas indígenas sem ferrão.
Mas não faltou aquele café quentinho, no bule , feito no fogão a lenha, bem com os doces de leite, também feitos na roça.

Na volta passamos no Sitio do nosso amigo Nico, que vende mel, licor, doces.
A cidade de Guaxupé-MG, produz muito caqui, saboreamos os frutos ali mesmo, sem agrotoxicos, sem adubos, deliciosos, naturais. Observados pelos sabiás que também faziam seu banquete.
As fotos que fiz, mostra um conjunto de uns 5 pés de caqui, as árvores juntaram as copas.
Outra uma visão aproximada da a´rvore com frutos.
Na terceira os caquis que trouxe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário