quinta-feira, 15 de março de 2012

Tartarugas marinhas do Brasil

PROJETO TAMAR - IBAMA -

São 5 as espécies de tartarugas marinhas do Brasil.
As tartarugas marinhas surgiram há mais ou menos 150 milhões de anos. Seus ancestrais foram tartarugas terrestres gigantes, que se aventuraram no mar séculos atrás, na época dos dinossauros.
As primeiras tartarugas marinhas não se pareciam muito com as atuais. Levaram milhares de anos para que as tartarugas se adaptassem à vida no mar: suas pernas se transformaram em nadadeiras, o corpo pesado e arrendondado ficou mais leve e mais achatado, a fim de facilitar sua natação.
Os dinossauros e as tartarugas terrestres gigantes estão extintas; somente seus ossos podem ser observados nos museus. Porém, de alguma forma as tartarugas marinhas sobreveviram.
Sete espécies de tartarugas vivem nos mares quentes e temperados ao redor do mundo.
Elas passam toda sua vida na água, exceto por breves momentos em que a fêmea sobe às praias para desovar. As tartarugas marinhas convivem no mar com peixes, baleias, outros animais marinhos e com todos nós.

 TARTARUGA CABEÇUDA
Caretta caretta
É ligeiramente menor que a tartaruga verde. Pode pesar entre 150 e 180 quilos. Alimenta-se de caranguejos e outros pequenos animais marinhos.Vive entre os recifes de coral e pedras, para caçar suas presas. Você pode reconhecê-la por sua cabeça larga e grande e pelo pescoço curto e grosso. A tartaruga cabeçuda, como outras tartarugas marinhas, não pode recolher a cabeça dentro da carapaça como fazem as tartarugas terrestres. Sua carapaça dura funciona como uma armadura, mas suas nadadeiras e cabeça ficam desprotegidas. Certos tubarões e orcas pode atacar estas partes, mas a tartaruga cabeçuda é grande e nada rápido, tendo poucos inimigos quando chega a fase adulta. A tartaruga cabeçuda possui a carapaça e a pele marrom-avermelhados, e o plastrão amarelo.



TARTARUGA DE COURO
Dermochelys coriacea
A tartaruga de couro (ou gigante) é a maior de todas as tartarugas existentes no mundo. Ela pode alcançar até 2,40 metros de comprimento e chega a pesar 700 quilos. Possui o corpo negro com algumas manchas claras. A tartaruga de couro é a única que não possui nas costas uma carapaça rígida. Ao invés disso suas costas são cobertas por uma fina pele de couro com sete faixas (ou quilhas) no sentido longitudinal do corpo.
Dai seu nome: tartaruga de couro. É um animal altamente migratório, suas enormes nadadeiras são usadas para percorrer milhares de quilômetros. Uma tartaruga de couro pode desovar na costa norte da América do Sul, e de lá nadar para o norte, acompanhando as águas quentes na corrente do Golfo até o nordeste da América do Norte. Ela ´e vista se alimentando em lugares distantes como a costa da Nova Escócia, no Canadá. Seu alimento principal são as medusas, que os outros animais marinhos sempre costumam evitar devido as fortes queimaduras que seus tentáculos venenosos provocam. Como todas as tartarugas marinhas a tartaruga de couro não possui dentes.
TARTARUGA DE PENTE
Eretmochelys imbricata
É a mais bonita de todas tartarugas marinhas. Sua carapaça rígida é formada por placas de cor marro-escuro com amarelo. Estas placas no animal jovem são sobrepostas umas nas outras. A carapaça inferior (de baixo) chama-se plastrão e é amarela. A pele de sua cabeça e nadadeiras tem manchas marrom rodeadas de amarelo. A tartaruga de pente possui s boca muito semelhante a um bico de falcão, co a parte de cima maior e em forma de gancho. Esta espécie mede pouco mais de um metro de comprimento na carapaça e pesa em torno de 50 quilos. A tartaruga de pente, assim como outras tartarugas marinhas e terrestres, são répteis. Elas possuem pulmões e precisam subir a superfície



TARTARUGA VERDE
Chelonia mydas
Quando Cristóvão Colombo descobriu o Novo Mundo haviam milhares de tartarugas verdes no mar do Caribe. Colombo e outros exploradores, colonizadores e piratas que logo seguiram-no acharam a tartaruga um ótimo alimento. Esta tartaruga de cor marrom, crescia até pouco mais de um metro de comprimento e pesava em torno de 150 quilos. Era vista se alimentando nos bancos de algas localizados em locais rasos e perto da costa. Os marinheiros podiam assim capturar facilmente este dócil animal. Eles viravam as tartarugas no convés dos navios, com as nadadeiras atadas, e iam matando-as à medida que precisavam de carne fresca. A gordura dentro do corpo da tartaruga é verde como as algas que alimentam, dai o seu nome.
É a única tartaruga marinha que se alimenta apenas de algas. Hoje, centenas de anos mais tarde, as tartarugas verdes ainda são caçadas e capturadas, restando cada vez menos exemplares da espécie.


                                                     TARTARUGA OLIVA
Lepydochelys olivacea
Em Sergipe, na praia do Pirambu, onde as fêmeas colocam seus ovos, ela é conhecida como tartaruga-comum, ou simplesmente oliva. Menor de todas as espécies de tartarugas marinhas, mede no máximo 70 centimetros e pesa até 50 quilos. Esta espécie é a com maior número de fêmeas vivendo em nossas águas. A oliva tem uma alimentação eclética: plantas aquáticas, além de peixes, moluscos e crustáceos.


Colaboração Maria Luiza Camargo
Oceanóloga
Doutora em Ciência Ambiental
Educadora Ambiental
PROJETO TAMAR-UBATUBA-SP

2 comentários:

  1. Oi Ademir, lindo post, com um show de imagens e informações, parabéns! Já falei que o seu blog é demais?! Adoro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ademir, boa noite!
    Mergulhei profundamente neste oceano de informações e imagens!
    É lamentável que ao mesmo tempo que alegramos com esta matéria importante, entristecemos com a forma que a natureza é explorada irregularmente. Na época em que Cristovão Colombo descobriu a América, não existia proibições para estas práticas, e hoje com a Lei contra Crimes Ambientais este ato continua, só que agora de uma forma integral.

    beijinhos¸¸.◦❤

    ResponderExcluir