quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ovo

Fonte da vida

O ovo, coberto pela gema, sai do ovário para o oviduto: é nesse canal que o esperma fecunda o óvulo quando há a cópula. No oviduto, ainda, glândulas especiais secretam albumina em volta da gema. Essa "clara" forma um revestimento espesso que fornece água ao embrião no primeiros momentos de vida e ainda protege contra possíveis choques. Uma outra proteção é dada por dois cordões retorcidos, as calazas, que ligam a gema a cada um dos dois pólos do ovo.
    O ovo ainda possui mais uma membrana semiporosa que fica entre a casca e a clara.
Quase no final do oviduto, o ovo finalmente adquiri sua casca, formada por cristais de carbono e cálcio. Todo esse processo leva em média 24 horas e a maior parte é gasta na formação da casca.
    A gema, constituída basicamente de água, contém 20% de proteínas, 30% de gorduras e é rica em vitamina A. Os carotenóides são responsáveis por sua coloração amarela. Já a albumina, , encontrada na clara, contém 90% de água, 10% de proteínas e é rica em sais minerais e algumas vitaminas.
Citação:Animais de Estimação - Pássaros - JB Ind.Gráficas S.A. -

  • Foto que fiz no Criadouro de Poços de Caldas-MG, ovos de  avestruz, emu, codorna, mutum...

Foto que fiz no Instituto Butantan em São Paulo. 1. lagartixa, 2. Codorna, 3. Serpente, 4. Galinha,  5. Pavão, 6. Ema, 7. Avestruz.

País visitante do Blog nesta semana: Grécia.
No Brasil entre tantas cidades cito algumas: Valinhos-SP, São Paulo-SP, Teresina-PI e Palhoça-SC.

3 comentários:

  1. ah que diferença entre estes ovos o azul é de qual espécie e o roxo!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ademir, estou interessada em comprar cascas de ovos de emu e ema e gostaria de saber se o criadouro de Poços de Caldas onde vc fez a foto acima vende. Caso positivo, vc poderia me passar o contato deles? Segue o meu e-mail: marcia.maga@uol.com.br. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia
      Entre em contato com eles, no Google você poderá achar.
      abs

      Excluir