segunda-feira, 9 de julho de 2012

Gavião real

Harpia harpyja


89-99 cm


Outros nomes populares: Harpia, Uiraçu e Gavião-de-penacho.


Rara, de ocorrência localizada em mata, sobretudo no N da região, como na Serra das Araras. Um gavião enorme e imponente, muito robusto com o bico, pernas e garras poderosas, na fêmea muito maior que a do macho. Crista bipartida , longa e erétil. Olho âmbar. Adulto com cabeça e pescoço cinza claro, crista cinza-escura; por cima cinza enegrecido; larga faixa preta no papo; por baixo, branco com coxas salpicadas de preto; cauda larga e razoavelmente longa, com barrado preto e cinza bem evidente. Em, voo asas muito largas e arredondadas, brancas por baixo com uma faixa preta através das coberteiras inferiores, axilares pretas, penas de voo brancas com faixas pretas. Jovens com padrão de colorido variável, tardando quatro anos para chegar à plumagem adulta: cabeça, crista, pescoço e partes inferiores são brancos; e coberteiras e costas são cinza-claro e vão escurecendo aos poucos; quando bem jovem, o barrado da cauda é mais fino e coberteiras  inferiores da asa não tem preto; já há vestígios da faixa preta no papo desde cedo.  Por seu tamanho tão grande, é difícil confundi-lo com outra especie, mas compare com o uiraçu-falso, também de porte impressionante. . Muito discreta e difícil de detectar, pois costuma ficar dentro da mata; as vezes pousa na borda da mata, ou cruza áreas abertas, como rios e caminhos em meio a mata. Não tem medo de pessoas e raramente foge, oferecendo um alvo tentador; por conta de sua temeridade, com frequência é morta a tiros. Nunca plana alto e quase não é vista  acima da mata. Alimenta-se de vários mamíferos de médio porte (incluindo macacos e preguiça) e aves maiores. Se a presa é muito pesada, pode desmembra-la no local de captura. Sua vocalização, pouco frequente, é um assobio, "uiiiii ou uiiii-uiiii" penetrante e muito potente, dados em especial aos arredores do ninho. Também é chamado de gavião real e uiraçu. Não consta na lista brasileira de especies ameaçadas, sofreu declínio populacional ou desapareceu em boa parte de sua distribuição original, inclusive no Brasil Central.
Citação: Aves do Brasil Pantanal & Cerrado- John A.Gwynne, Robert S.Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.          
                 

  FAMÍLIA ACCIPITRIDAE
  SUBFAMÍLIA ACCIPITRINAE

  Ordem Ciconiiformes [ ex falconiformes ]

Etimologia: Harpia - do grego harpe = ave de rapina, que saqueia, que rouba, não identificada (citada por Aristóteles, Dionísio, Hesychius e Pliny); a mitologia grega descreve as harpias (harpuiai) como monstros alados com garras afiadas, rosto de mulher e corpo de abutre, que exalam um odor infecto, contaminando tudo com a sua imundície e seus excrementos (Lemprière, 1984, pag.293); harpyja - o mesmo que harpia.
Citação - Aves Brasileiras - Johan, Christian Dalgas Frisch.   
                                                                 

Fiz esta sequência de fotos, no Parque Ecológico de São Carlos-SP, com a colaboração da Bióloga e Pedagoga Ariane Leoni, que me facilitou acesso nas dependências deste lindo Parque.


Vejam a beleza e imponência desta que é
Considerada a ave de rapina mais poderosa do mundo.

Nesta semana no exterior nosso Blog foi visto na Dinamarca.

No Brasil foi visto nas cidades de:  São Bento do Sul-SC, Tatuí-SP, Uberaba-MG, Vila Velha-ES e Guaçu-MS



Um comentário:

  1. Oi Ademir, já estava com saudades do seu blog, fazia um tempão que não vinha por aqui, mas hoje tirei um tempinho e dei uma olhada geral, adorei o manacá-da-serra, que planta mais linda! Parabéns pela participação na revista natureza e tudo o mais que anda fazendo em prol da natureza.
    Fiquei impressionada com a beleza e imponência dessa ave!
    Abraços!

    ResponderExcluir