quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pombão

Patagioenas picazuro

34 cm

Outro nome popular: Asa-branca

FAMÍLIA COLUMBIDAE
Ordem Columbiformes
(Pombas, rolinhas e juritis)


Comum, de ocorrência ampla em áreas abertas, capoeiras, sedes de fazendas e cidades. Na região é a mais comum das pombas grandes e foi beneficiada pela expansão agropecuária. Olho laranja-avermelhado. Cor geral cinza-vinácea, nuca e dorso superior com fino escamado branco bem visível, barriga mais cinzenta; asa mais escura, com faixa branca mais visível, sobretudo em voo; cauda cinza azulada, mais escura na metade terminal. Compare com a pomba-galega, menor, sem branco na asa, sem escamado no pescoço. Muito gregaria; pode percorrer longas distancias entre os locais de pernoite e de alimentação, voando alto, com batidas de asa rápidas e decididas. Alimenta-se em geral no chão, sendo comum em pastos e plantações; pousa e aninha em arvores. A voz é um "hu-uu, hu-hu-huu, hu-hu-huu" lento, que começa com uma longa nota arrastada, caracteristica, e que pode ser intercalado com arrulhos graves(dados também sozinhos). Cit. Aves do Brasil- Pantanal & Cerrado, John A.Gwynne, Robert S.Ridgely, Guy Todor e Martha Argel.


Ave de belo porte, elegante. Notei que ela gosta da fruta da jurubeba Instrui o pessoal que trabalha na minha equipe para não cortar os pés da jurubebas que nascem expontaneamente, deixando-as para ser mais uma fonte de alimento para esta especie.


Vejam a beleza deste bando em foto que fiz próximo a Mata Ciliar do Rio da Onça.
Parece que elas posaram para a foto.


A sequência de fotos acima, fiz aqui em Arceburgo-MG,  o video em São Carlos-SP.


Fiz esta este video, no Parque Ecológico de São Carlos-SP, com a colaboração da Bióloga e Pedagoga Ariane Leoni, que me facilitou acesso nas dependências deste lindo Parque.
Veja no video a beleza das escamas no dorso, o visual do bico e olhos , canto.
No exterior nosso blog foi visto em Luxemburgo.
No Brasil nas cidades de: Amargosa-BA, Arapongas-PR, Ararangua-SC e Araçatuba-SP. 

Aves de Arceburgo-MG - Numero 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário