sábado, 6 de outubro de 2012

Espaço Augusto Ruschi

Dia da Ave
05 de outubro de 2012

ÁREA VERDE = 14.600 M²

Em comemoração a esta data inauguramos o Espaço Augusto Ruschi, ao longo da rodovia BR 491, que liga Arceburgo-MG a Mococa-SP, ao lado da entrada da Fazenda Santa Rita da família do Sr. Márcio Meireles.
Era um local, com capins altos que todo ano, na época da seca, era alvo de queimadas.
Além de destruir todo tipo de vida ali existente, também deixam um cenário triste , para as pessoas que por ali transitavam.
Limpamos o local e fizemos. A área é de 14.600², onde plantamos 650 mudas de 20 espécies, que são fonte de alimento para os Beija-flores, porém, outras aves também virão, além de borboletas, abelhas, joaninha,etc.
Augusto Ruschi, homenagear quem tanto fez, principalmente para os beija-flores e pouco se fala dele.
Vou falar só um pouco sobre ele, faltaria espaço, para contar mais sobre esta figura tão importante.
Brasileiro, capixaba, patrono da Ecologia do Brasil.
Seus trabalhos estão ligados à fauna e à flora do Espirito Santo, principalmente,  com as aves e, em especial, os beija-flores, orquídeas e bromélias, descrevendo várias especies novas.
Foi sem dúvida o maior especialista mundial sobre beija-flores, deixando a mair obra escrita sobre eles.


 Momento de descerramento da placa, a esquerda um carro passando BR 491, a direita já se vêem as plantas, algumas já florescendo.


Placa  explicativa sobre o projeto.


Coincidências, em 2003  um amigo, sabendo que eu colecionava notas antigas, deu-me de presente algumas notas, e entre elas  esta que esta foto acima, que estampa Augusto Ruschi olhando uma orquídea.
No mesmo dia recebi da minha amiga Marilande Ruschi, esposa do  Augusto Ruschi, esta prancha com foto dele, ou seja material que foi usado para produzir a nota do antigo quinhentos  cruzados novos.

ÁREA VERDE 14.600 M²
650 PLANTAS.
20 ESPECIES.
RESUMO DAS PLANTAS
175 mini-flamboiã.
70 grevílea-anã
60 russélia
60 camarão-vermelho
55 eritrina-candelabro
45 justícia-amarela
35 caliandra
40 escova-de-garrafa
30 malvavisco
20 fruta-do-sabiá
20 odontonema
15 chapéu-de-napoleão
15 cambará
10 flor-de-são-joão
5 hibisco
1 pedilanto
1 ipê-amarelo
2 sininho

4 comentários:

  1. Ademir Carosia, eu não tinha conhecimento do AUGUSTO RUSCHI, passei a ter conhecimento depois de seguir seu blog. Esta Cédula de NCZ$:500 (Quinhentos Cruzados Novos), que se passou de mão em mão por milhares de brasileiros, a meio a confusão com a alteração da moeda na época, acredito eu que ninguém sabia e até hoje não sabe quem foi esse homem que apareceu segurando uma orquídea e um beija-for, ao lado voando.
    Quanto valor e reconhecimento da sua parte, fazer esta homenagem criando um espaço dedicado a ele, em que diz: Que tanto fez, principalmente para os beija-flores, e pouco se fala nele.
    Parabéns pelo Espaço Augusto Ruschi, pelos trabalhos que você desenvolve ai em sua Cidade. A população esta de parabéns por ter você que tanto faz pela natureza.
    Abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARCEIROS E AMIGOS
      Obrigado pelas lindas palavras.
      Veja se consegue o livro de Rogério Medeiros, Ruschi o Agitador Ecologico, assim como eu, voce vai se apaixonar pelo trabalho que ele desenvolveu.
      So para se ter uma idéiaele tem 400 trabalhos cientificos publicados.
      VIVA AUGUSTO RUSCHI - PATRONO DA ECOLOGIA NO BRASIL
      Abraços, que DEUS os protejam.

      Excluir
  2. Olha como as pessoas ficaram surpresas...(espantadas),...
    O motivo é quando esta placa foi retirado o tecido que a cobria, todos viram a importância de um trabalho tão generoso/grandioso, com uma variedade enorme para alimentar esta ave tão rara e notável. Surpresas ficaram também, quando você falou sobre Augusto Ruschi, a importância de ter colocado neste Espaço este nome, que acredito eu, muitos aí não tinham conhecimento da importância de quem foi este homem para todos os brasileiros.
    Parabéns! Que Deus continue iluminando suas idéias e sua vida sempre...
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida voce sempre gentil e atenta ao nosso trabalho, so tenho que agradece-la sempre. Que Deus te proteja.

      Excluir