Elanus leucurus
Gaviões e Águias (Acipitrídeos) São aves de rapina diurnas; tem bico em gancho e garras pontiagudas, adaptados para matar e carregar presas. Os machos menores que as fêmeas A identificação por ser difícil dada a grande variação de plumagem.
Razoavelmente comum em áreas abertas. Fácil de ver, é mais numeroso em áreas antrópicas como pastos e plantações; sua população tem aumentado com a expansão da agropecuária. Adulto com cabeça e partes inferiores brancos, preto diante do olho, que é vermelho; costas e asas cinza-claras com mancha negra no "ombro"; cauda branca, longa. Em voo, asas longas e afiladas; branco por baixo da asa, com penas da ponta orladas em preto e mancha alar preta. Jovem com olho alaranjado estrias marrons na coroa e nuca, costas marrons, cauda cinza-clara. Muito elegante e inconfundível; compare com o sovi e o sauveiro-norte, cinzentos, mais florestais e com comportamento de caça distinto. Pousa em poleiros expostos, em locais abertos. Voo fácil e gracioso com amplas batidas de asa. Para caçar, paira no ar batendo as asas, sem sair do lugar("peneirando", dai o seu nome popular), o corpo num angulo de 45 graus com a horizontal, inspeciona o capinzal, olhando para baixo; deixa-se cair até o solo ao localizar a presa, em geral pequenos roedores. Cit Aves do Brasil & Cerrado - John A.Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.
Fotos feitas em Arceburgo-Mg, por Ademir Carosia
Etimologia - Elanus - do grego elanus = gavião; leucurus - do grego leukos = branco + ouros = cauda, rabo. Cit Aves Brasileiras, Johan, Christian Dalgas Frisch.
Aves de Arceburgo-MG - Numero 13
Nesta semana no exterior o Blog foi visto E.U.A.,
No Brasil em:Ariquemes-RO, Baruerei-SP, Cuiabá-MT, Duque de Caxias-RS e Juassara-PR.
Parabééns!!Seu post. foi muito bonito
ResponderExcluirSucesso!!!