segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Retratos Rurais de Arceburgo - Cavalos

Cavalos de Arceburgo

Cavalo


cavalo (do latim caballu) é um mamífero hipomorfo, e a raça mais conhecida dos cavalos é a classe dosusana, e a femea sendo . Da ordem dosungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados,garanhão e para os filhotes, potro. Esse grande ungulado é membro da mesma família dos asnos e das zebras, a dos equídeos. Todos os sete membros da família dos equídeos são do mesmo gênero, Equus, e podem relacionar-se e produzir híbridos, não férteis, como as mulas. Pertencem a ordem dos perissodáctilos, sendo por isso parentes dos rinocerontes e dos tapires, ou antas.
Esses animais dependem da velocidade para escapar de predadores. São animais sociais, que vivem em grupos liderados por matriarcas. Os cavalos usam uma elaborada linguagem corporal para comunicar uns com os outros, a qual os humanos podem aprender a compreender para melhorar a comunicação com esses animais. Seu tempo de vida varia de 25 a 40 anos.
O cavalo teve, durante muito tempo, um papel importante no transporte; fosse como montaria, ou puxando uma carruagem, uma carroça, umadiligência, um bonde, etc.; também nos trabalhos agrícolas, como animal para a arar, etc. assim como comida. Até meados do século XX,exércitos usavam cavalos de forma intensa em guerras: soldados ainda chamam o grupo de máquinas que agora tomou o lugar dos cavalos no campo de batalha de "unidades de cavalaria", algumas vezes mantendo nomes tradicionais (Cavalo de Lord Strathcona, etc.)
Como curiosidade, a raça mais rápida de cavalo, o famoso thoroughbred (puro sangue inglês ou PSI) alcança em média a incrível velocidade de 17 m/s (~60 km/h).

Descendente de uma linha evolutiva com cerca de sessenta milhões de anos, numa linhagem que parece ter-se iniciado com o Hyracohterium, um animal com cerca de 40 cm de altura. Os antecessores do cavalo, são originários do norte da América mas extinguiram-se aí por volta do Pleistoceno, há cerca de cento e vinte mil anos. Os cavalos selvagens originais eram de constituição mais robusta do que as raças de membros esguios que existem na actualidade. Há cinquenta milhões de anos atrás, uma pequena criatura semelhante a uma lebre, possuindo quatro dedos nas patas dianteiras e três em cada pata traseira, corria através de densas e úmidas vegetações rasteiras, alimentando-se de suculentas plantas e pastagens. Pelo fato de poder fugir e esconder-se de seus destruidores, o pequeno mamífero conseguiu prosperar. Esse animal era o Eohippus, o antecessor do cavalo moderno.

Introdução no Brasil

Em três momentos o cavalo foi introduzido inicialmente no Brasil: a primeira leva veio em 1534, na Vila de São Vicente; a segunda, em Pernambuco, em 1535; a terceira, na Bahia, trazidos por Tomé de Sousa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Blog foi visto em Portugal, nas cidades de: Entroncamento (Santarém) e Figueira da Foz (Coimbra)
Coimbra = Roberto Carlos - Cantor Brasileiro da Jovem Guarda


Roberto Carlos
Coimbra
Coimbra do chopal ainda és capital
Do amor em Portugal, ainda
Coimbra onde uma vez, com lágrimas se faz
A história dessa Inês, tão linda...

Coimbra das canções, Coimbra que nos põe
Os nossos corações, à luz
Coimbra dos doutores, prá nós os seus cantores
A fonte dos amores és tu

Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a lua, a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer
Saudade

Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a lua, a faculdade

O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer
Saudade


Retratos Rurais de Arceburgo - Numero 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário