sábado, 5 de janeiro de 2013

Ariane Leoni

Bióloga e pedagoga, do do Parque Ecológico de São Carlos.
Instituto Projeto Ninhos.

Que é um local lindo, bem cuidado, vou muito a São Carlos, e não deixo de ir lá para ver os animais e encontrar minha amiga. A Natureza aproxima as pessoas e isto é gratificante.
 A conheci num sábado ela tratando das aves mutiladas, dos filhotes que caem dos ninhos.
 Sábado, domingo, feriado, para nós que amamos os bichos os dias são iguais, os pássaros cantando, sol, chuva, primavera, inverno, árvores com flores, caducas...
Ariane, por um momento,  lembrou-me aquelas mães antigas que tinham muitos filhos.
Um querendo alimentar, o outro chorando, outro querendo o sapato, cada um pedindo alguma coisa ao mesmo tempo; e ela dá conta do recado.
Mãe, mulher, bondade, zelo, ARIANE LEONI, amor pelo que faz


Parque Ecológico de São Carlos.


O Parque abriga espécies ameaçadas de extinção, como o Mico Leão Dourado, o Urso de Óculos e o lobo Guará

O Parque Ecológico de São Carlos é uma boa opção de passeio para os moradores de Porto Ferreira e da região. Localizado as margens do Córrego do Monjolinho, o parque conta uma vegetação preservada, zoo, brinquedos para crianças, lanchonete, ecoloja, banheiros e seguranças.
História
O Parque Ecológico Municipal de São Carlos é mantido pela Prefeitura da cidade e compõe uma das áreas de lazer mais agradáveis e interessantes da região.
Criado há 35 anos, o parque está localizado em uma área de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, e hoje se destaca como um jardim zoológico devidamente registrado nos órgãos competentes.
Com uma área de 740 mil m2 e altitude média de 800m, o espaço verde do parque é uma dos maiores atrativos turísticos de São Carlos e região: aliando o lazer saudável ao conhecimento sobre a natureza, o zoo de São Carlo é procurado anualmente por mais de 200 mil pessoas para passeio e outras atividades.
Acervo de animais
Reconhecido internacionalmente, o acervo de animais selvagens mantidos no Parque Ecológico é um dos melhores do país em variedade e raridade das espécies.
São cerca de 800 animais, de 91 espécies, provenientes de várias regiões do Brasil e do mundo.
O Parque também abriga espécies ameaçadas de extinção, como o Mico Leão Dourado, o Urso de Óculos e o lobo Guará.
Além disso, o zoológico realiza um importante trabalho de preservação por meio da reprodução em cativeiro de diversas espécies. Também participa ativamente de programas integrados de conservação com outras instituições e já disponibilizou animais selvagens (nascidos no local) para a reintrodução na natureza, no caso específico das emas, símbolo do Parque.
Recentemente foi inaugurado um espaço no Parque com animais da Patagônia, onde o visitante pode ver pingüins, guanaco, lhama, guanaco, alpaca, aves marinhas e o condor andino.
Educação Ambiental
O Parque atende mais de 10 mil alunos por ano e organiza diversos cursos e atividades que incentivam a prática da conservação da natureza. Dentre os mais conhecidos estão os cursos de férias com acampamento e os cursos específicos, como o manejo de répteis e aves, além de passeios noturnos.
Estrada Municipal Guilherme Scatena
SCA 010, Km 2 (ao lado da UFSCar)
Horário de Atendimento: de terça a sábado, das 8 às 16h30, domingo: das 8 às 17h30.
O Parque Ecológico Municipal de São Carlos, localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 02 – Espraiado (ao lado da UFSCar), permanece aberto para visitação pública gratuitamente de terça-feira a sábado, das 8 às 16h30, e domingo, das 8 às 17h30.
Mais informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429.

Sábado, parte da manhã, ela com este sorriso cuida do seu "filhinho". Este é um filhote, retornara para a natureza, oportunamente. Já o tucano abaixo, não voltará a voar.

O amigo tucano, foi vitima das pipas com cerol, amigos educadores falem sobre isto nas salas de aula, tem tirado vida de seres humanos também. Escritores de livros sobre aves, dediquem uma página sobre isto. Amigo Guto Carvalho, do AVISTAR, as vezes até já foi tratado, ai, não sei, enfim, dediquem um espaço sobre isto.
BERÇÁRIO NINHO DA VIDA, aqui a Ariane, cuida das aves, sempre ficam umas em volta vejam, sabem que aqui elas estão protegidas, do seu maior predador, o bicho homem.

Conheça também outro trabalho, em que a Ariane esta envolvida, um trabalho diferente, super interessante.
www.projetosninhos.com.br

Em defesa de uma legislação mais severa a respeito das pipas com cerol.
Pelo fim das aves em cativeiro, ainda que tardia.

No exterior o Blog foi visto na Bulgária.
No Brasil nas cidades de: Tupã-SP, Tubarão-SC, Santa Maria-RS e Rio Bonito-RJ.
E em Arceburgo-MG, é lógico

4 comentários:

  1. Pipas com cerol - não pode!
    Adorei o post amigo!
    Lindo trabalho desta senhora - sim senhor meus parabéns<1
    Beijos e obrigado!
    sweetbulunga.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Amigo disponibilize o botão do Google + para divulgar o seu trabalho lindo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir